Câmara de Serpa avança para obras no Mercado de Pias e cria rede de mercados tradicionais

Obras

A Câmara Municipal de Serpa aprovou, recentemente, o projeto de requalificação do Mercado Municipal de Pias.

Segundo explica a autarquia, “trata-se de uma obra de remodelação que terá um custo previsto de 37 mil euros e que inclui a realização de trabalhos preparatórios, demolições, colocação de novos pavimentos e revestimentos de parede, reparação da cobertura, beneficiação dos portões, remodelação de redes elétricas e de águas, entre outras.”

“O edifício conta com uma zona de bancas tradicional, que serve o propósito da venda de peixe, legumes, fruta e outros produtos hortícolas, e uma zona de lojas destinada ao comércio e venda de bens alimentares, cuja requalificação tem como objetivo a melhoria das condições existentes, tanto a nível de conforto como a nível de higiene, e espera-se que a intervenção tenha a duração de cerca de dois meses”, adianta ainda a edilidade.

Esta requalificação está incluída numa candidatura mais ampla, ao Programa Valorizar, com o título “Serpa, Mercados em Rede”, cujo objetivo é requalificar e revitalizar a rede de mercados locais do concelho de Serpa.

O projeto “Serpa, Mercados em Rede” foi desenhado como forma de alavancar os mercados de proximidade e prevê a intervenção em duas vertentes distintas, mas complementares, que integram um conjunto de intervenções e ações, nomeadamente a reabilitação e também a revitalização e valorização com nova imagem gráfica dos mercados tradicionais do concelho de Serpa. A rede integra os mercados de Serpa, Pias, Vila Nova de S. Bento, Brinches, Vale de Vargo e Vila Verde de Ficalho.