Câmara de Ponte de Sor inaugura museu municipal no sábado

Centro de Artes de Ponte de Sor

A Câmara de Ponte de Sor (Portalegre) vai inaugurar, no sábado, o primeiro museu municipal do concelho, obra que contou com um investimento de cerca de 100 mil euros, foi hoje divulgado.

Em resposta a questões colocadas pela agência Lusa por correio eletrónico, o município explica que o museu vai ser inaugurado no decorrer da Festa do Arroz, estando o mesmo instalado em salas do Centro de Formação e Cultura Contemporânea, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor.

O Museu Municipal de Ponte de Sor vai dar a conhecer aos visitantes objetos evocativos do passado concelhio como objetos do quotidiano, ferramentas de trabalho, objetos artísticos, fotografias e documentos escritos.

“O museu é composto por um núcleo central e por dois núcleos externos. O núcleo central localiza-se em parte das instalações da antiga fábrica de moagem de cereais e descasque de arroz de Ponte de Sor e inclui duas salas de referência, dedicadas ao património e à história do território concelhio, numa perspetiva temática [sala 1], bem como, mais especificamente, da cultura e da indústria do arroz no concelho [sala 2]”, explica.

Fazem também parte deste núcleo as antigas secções de moagem de farinha em rama e de descasque de arroz da fábrica, com a maquinaria original patente ao público.

“Além destes espaços centrais, o museu inclui dois núcleos externos, o do mercado municipal, que remete para a história desse edifício e do espaço envolvente, e o do moinho da zona ribeirinha, moinho de água de rodízio, cuja musealização pretende destacar simultaneamente o património histórico e o ambiental”, acrescentam.

Para o município, o museu tem como principal objetivo promover a “valorização e a divulgação” do património e da história daquele território.

“Visa também dar o devido enquadramento museológico ao património industrial do já centenário edifício da fábrica de moagem e descasque. Destina-se a todos os que, vindos de fora ou residentes, queiram conhecer o território”, sublinham.

A inauguração do museu e de um mural de pintura do artista Guga Liuzzi são dois dos atrativos da nona edição da Festa do Arroz, que decorre no sábado, a partir das 15:00, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor.

O certame conta com um programa cultural diversificado, onde se destacam as áreas da cozinha, doçaria, história, pintura e a animação musical.

Do programa consta uma sessão de cozinha com Cátia Goarmon (Tia Cátia), seguindo-se um concurso de arroz-doce que visa premiar as melhores receitas, com prémios para os três melhores participantes, nas modalidades “tradicional” e “inovador”.

Para fechar o dia, a partir das 18:00, está anunciado um espetáculo musical com Vitorino, Monda, Ensemble Ibérico e Vozes do Montado.