Quarta-feira, Setembro 28, 2022
Pub

Câmara de Ourique aprovou redução de impostos municipais para 2023

- Publicidade -
- Publicidade -

A Câmara de Ourique, no distrito de Beja, aprovou a redução dos impostos municipais para o próximo ano de 2023, com o objetivo de “continuar a apoiar as famílias e as empresas” do município.

A proposta, apresentada pelo presidente da autarquia alentejana, Marcelo Guerreiro (PS), foi aprovada por unanimidade em reunião do executivo municipal.

“Temos o compromisso de baixar, durante este mandato de quatro anos, os impostos da responsabilidade” do município, o que “só é possível porque temos vindo a melhorar a situação financeira da autarquia, fruto de uma gestão criteriosa e rigorosa”, explicou à agência Lusa o presidente da câmara municipal.

Segundo Marcelo Guerreiro, em 2023, a taxa de Derrama a cobrar às empresas com sede fiscal em Ourique e um volume de negócios anual superior a 150 mil euros vai passar “de 1,3% para 1%”.

Já o Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) passará “de 0,34% para 0,32%”, enquanto a participação do município no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) vai ser de 2,5%, “menos 0,5% que em 2022”.

Na opinião de Marcelo Guerreiro, a redução dos impostos municipais no próximo ano ainda “mais sentido faz” neste momento, que é “complicado para as famílias devido à inflação”.

“É uma receita de que o município abdica em favor dos munícipes e, acima de tudo, em favor daquilo que são as famílias e as empresas no concelho de Ourique”, disse.

O autarca confirmou também que o município de Ourique “prosseguirá, em 2024 e nos anos seguintes, o cumprimento integral do compromisso de baixa de todos os impostos municipais”, mas sem perder “o sentido de equilíbrio que se impõe num contexto de grandes incertezas”.

“É esse o nosso compromisso e é isso que vamos honrar”, concluiu.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Beja com três dias de festa para promover Patrimónios do Sul

Os vários “patrimónios do sul”, do vinho à gastronomia, vão estar em destaque em Beja, entre sexta-feira e domingo, num evento para promover “a...

Fundação Eugénio de Almeida de ‘portas abertas’ em Évora durante quatro dias

Concertos, espetáculos, visitas guiadas, arte, tertúlias científicas, ‘workshops’ ou apresentação de projetos sociais integram o programa do Dia Aberto da Fundação Eugénio de Almeida...