A Câmara de Odemira, no distrito de Beja, aprovou mais de 1,1 milhões de euros em apoios financeiros a associações e artistas locais, para “estimular o empoderamento dos agentes artísticos e culturais do território”.
Em comunicado divulgado, este município do litoral alentejano revelou que os apoios aos agentes culturais do concelho representam um valor global de 1.114.141,25 euros, atribuídos no âmbito do Odemira Criativa – Programa Municipal de Apoio à Cultura e Arte.
Os contratos entre a autarquia e os agentes culturais foram assinados, na segunda-feira, numa cerimónia que se realizou no auditório da Biblioteca Municipal José Saramago.
Citado no comunicado, o presidente da câmara municipal, Hélder Guerreiro, defendeu que estes protocolos são, “essencialmente, ferramentas para que os agentes locais possam desenvolver a sua atividade com mais segurança e com mais certeza no futuro”.
O autarca acrescentou que “as indústrias culturais podem e devem ser o espaço de oportunidade para a transformação” do território.
De acordo com o município, o programa Odemira Criativa integra o Plano Municipal de Cultura 2030, “que procura fomentar a cultura e a criatividade como base de atratividade do concelho”.
A iniciativa visa ainda, entre outras metas, “alargar e adequar as medidas municipais de apoio à cultura, com o objetivo de estimular o empoderamento dos agentes artísticos e culturais do território”.
Os apoios financeiros da Câmara de Odemira, relativos a este ano, foram atribuídos a 45 associações locais, tendo por base os projetos culturais e artísticos apresentados para 2025 e 2026, no valor de 976.641,25 euros.
Em simultâneo, foram também aprovados apoios a sete artistas do concelho, “nas várias áreas artísticas”, no valor total de 30.000 euros.
Estas ajudas foram enquadrados nas medidas “Indústrias Culturais e Criativas” e “Parcerias Culturais e Residências Artísticas” do programa, referiu a autarquia.
O Odemira Criativa prevê igualmente apoio financeiro no âmbito das medidas “Impulso Jovem”, “Bolsa de Criação Artística” e “Apoios Pontuais”, o que perfaz “o valor global de 1.114.141,25 euros em financiamento do município”, indicou.
A par dos apoios, a autarquia informou ter criado ainda um novo canal de comunicação direto com a população sobre cultura na aplicação WhatsApp, para reforçar a aposta do município nesta área “como um vetor de desenvolvimento do concelho”.



















