InícioAlentejoBaixo AlentejoCâmara de Mértola lança concurso de 505m€ para ciclovia entre Mina de...

Câmara de Mértola lança concurso de 505m€ para ciclovia entre Mina de São Domingos e Corte do Pinto

A Câmara de Mértola lançou um concurso público de 505 mil euros para construir uma ciclovia entre a Mina de São Domingos e Corte do Pinto.

Publicado em:

A Câmara Municipal de Mértola lançou um concurso público para a construção de uma ciclovia que irá ligar a Mina de São Domingos à localidade de Corte do Pinto. A empreitada tem um valor base de 505 mil euros e um prazo de execução previsto de 270 dias.

O projeto prevê a criação de um percurso pedonal e ciclável com cerca de 2,5 quilómetros de extensão, acompanhando em grande parte o traçado da Estrada Municipal 505, que liga as duas localidades. A infraestrutura destina-se a permitir deslocações em modos suaves, nomeadamente a pé ou de bicicleta, reforçando as condições de mobilidade entre os dois aglomerados populacionais.

Segundo a memória descritiva do projeto, a intervenção pretende melhorar as condições de circulação para peões e velocípedes, criando um percurso contínuo entre a Mina de São Domingos e Corte do Pinto. A solução proposta acompanha paralelamente a estrada existente e atravessa zonas agrícolas e áreas habitacionais ao longo do percurso.

Percurso terá cerca de 2,5 quilómetros

O traçado previsto apresenta uma largura média de 1,50 metros, permitindo a circulação partilhada entre utilizadores pedonais e cicláveis. O pavimento será executado, na maioria do percurso, em saibro compactado, solução que varia consoante a inclinação do terreno.

Nas zonas com maior inclinação está prevista a aplicação de saibro estabilizado, enquanto nos troços onde o terreno não permita a execução do percurso diretamente no solo serão instalados passadiços em madeira tratada.

O projeto inclui ainda trabalhos preparatórios de limpeza e desmatação do terreno, bem como a remoção da camada superficial de terra vegetal, estimada em cerca de 30 centímetros de espessura.

Projeto inclui sinalização e atravessamentos

Ao longo do percurso estão previstos vários atravessamentos relacionados com acessos a terrenos agrícolas, habitações e arruamentos locais.

Esses pontos serão acompanhados por sinalização vertical e horizontal, destinada a regular a circulação e a alertar os utilizadores da via.

Artigos relacionados

“Já não há volta atrás”: Autarca Reguengos de Monsaraz reage ao avanço do bloco de rega

A presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, considerou que o...

Há dinheiro e decisão: Bloco de rega de Reguengos de Monsaraz vai mesmo avançar

O bloco de rega de Reguengos de Monsaraz vai avançar com um investimento de...

Ministro da Agricultura visitou obra do circuito hidráulico de Reguengos de Monsaraz (c/fotos)

O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, visitou esta quinta e sexta-feira...

Ministro da Agricultura esteve no Alentejo para ouvir setor e preparar novas medidas de apoio

O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, esteve esta quinta e sexta-feira...

Monforte reforça apoio a estudantes e garante bolsas a todos os elegíveis

O Município de Monforte aprovou a atribuição de 41 bolsas de estudo a alunos...

Município de Vidigueira abre concurso para Centro de Interpretação do Pão Alentejano

O Município de Vidigueira lançou um concurso público para a empreitada de ampliação e...

Elvas investe 22 mil euros na aquisição de instrumentos para banda local

O Município de Elvas lançou um concurso público para a aquisição de instrumentos musicais...

Empresas podem aceder a apoios até 50%: Saiba como na sessão em Vila Viçosa

O Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE), em parceria com o Município de...

IP abre concurso público para reabilitação de pontes ferroviárias entre Odemira e Silves

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um concurso público, no valor base de 945...