O incêndio que atingiu hoje três habitações, em Elvas, no distrito de Portalegre, desalojou 14 pessoas, 10 delas crianças, que vão ficar inicialmente em casa de familiares e depois em contentores, revelou o presidente da câmara.
Em declarações à agência Lusa, o presidente do Município de Elvas, José Rondão de Almeida, indicou que a autarquia está a contratar o aluguer de dois contentores familiares, de tipologia T3, para albergar as pessoas, pertencentes a dois agregados familiares.
“A câmara está a fazer o contrato para alugar esses contentores durante seis meses e, nesse período, vamos reconstruir as casas que foram queimadas”, disse.
O autarca referiu ainda que já foram disponibilizadas roupas às duas famílias, estando também asseguradas as refeições até à colocação dos contentores.
Fonte do município indicou à Lusa que as 10 crianças que ficaram desalojadas têm entre 2 e 12 anos.
O incêndio que aconteceu hoje no Bairro das Pias, em Elvas, destruiu totalmente duas habitações e parcialmente uma outra, sendo estes três imóveis propriedade do município.
Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo indicou que o fogo urbano, cujo alerta foi dado pelas 05:32, foi extinto pelas 09:35, sem causar feridos.
Nas operações de socorro estiveram envolvidos 20 operacionais dos bombeiros de Elvas, elementos da PSP e GNR, profissionais da empresa E-Redes, auxiliados por 10 veículos, entre os quais uma máquina do município que deu apoio na remoção dos escombros.
Segundo o município e a Proteção Civil, o incêndio está a ser investigado pela Polícia Judiciária.