Sábado, Janeiro 18, 2025

Câmara de Castelo de Vide com orçamento de 9,5 ME para 2025

A Câmara de Castelo de Vide, distrito de Portalegre, apresenta para 2025 um orçamento de 9,5 milhões de euros, mais meio milhão do que o deste ano, disse hoje o presidente do município, António Pita (PSD).

O autarca, que está a cumprir o terceiro e ultimo mandato, disse à agência Lusa que o orçamento foi aprovado em reunião do executivo com duas abstenções dos eleitos do PS e três votos a favor dos eleitos do PSD.

António Pita explicou que o orçamento vai ainda “aumentar” durante o ano de 2025, com a transferência do saldo de gerência, num valor de “dois milhões de euros” e fruto de candidaturas que estão a ser desenvolvidas a fundos europeus.

Em 2025, o município espera investir nos setores do ambiente, património e requalificação do espaço público, mas principalmente na área do turismo, museologia e na rede rodoviária.

“Há um conjunto de vários milhões de euros que estão a ser aplicados no terreno por privados. Isso obriga que a câmara municipal, do dinheiro que tem para a área do turismo, tenha de acompanhar o setor privado e, nesse sentido, temos de ser mais fortes e temos cerca de um milhão de euros para apoiar as dinâmicas e projetos que têm impacto na atividade turística”, disse.

No setor da museologia, a câmara está a construir um museu e um núcleo de megalitismo, na freguesia rural de Póvoa e Meadas, dois projetos que contam com um investimento de “cerca de 200 mil euros”.

“Os valores que temos afetos às outras áreas da museologia, nos espaços já criados, como a Casa da Cidadania Salgueiro Maia, Casa da Inquisição e Museu Garcia de Orta, terá um montante mais reduzido, porque a obra está praticamente feita, mas estamos a falar em cerca de 100 mil euros”, disse.

António Pita espera ainda em 2025 efetuar trabalhos de reabilitação em troços rodoviários, num investimento que poderá chegar aos 200 mil euros, numa primeira fase.

O autarca alertou ainda que a massa salarial e as despesas correntes do município ocupam uma fatia na casa dos “60 a 65%” do valor total do orçamento.

Em termos de impostos municipais, a autarquia decidiu manter a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos em 0,30% (a lei prevê que o valor se situe entre 0,30% e 0,45%, consoante decisão de cada autarquia), e a taxa de participação do município no IRS (2,5%) é devolvida aos habitantes do concelho.

O documento será votado dia 13 deste mês na Assembleia Municipal de Castelo de Vide, composta por 10 eleitos do PSD e nove do PS.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

“Era Uma Voz” regressa com música e poesia em Casa Branca (Sousel)

A iniciativa cultural “Era Uma Voz” retoma a programação em 2025 com um evento inaugural marcado para o dia...