Câmara de Borba aprovou um orçamento de 10,9M€ para 2021

Câmara de Borba

A Câmara Municipal de Borba terá em 2021 um orçamento de 10,9 milhões de euros, revelou esta semana, o Presidente da Câmara, António Anselmo, à Agência Lusa.

O autarca, que está a cumprir o segundo mandato, eleito por um movimento independente, indicou que o orçamento municipal para 2021 é de 10.920.000 euros, mais cerca de 1,7 milhões de euros do que o deste ano, avança a Lusa

A Lusa explica que “o Orçamento e as Grandes Opções do Plano foram aprovados por maioria em reunião do executivo municipal e vão ser discutidos e votados na próxima sessão da Assembleia Municipal de Borba”.

António Anselmo adiantou que em 2021 está prevista a construção do novo posto da Guarda Nacional Republicana (GNR), através da adaptação para o efeito do edifício da antiga escola primária de Borba, cedido pelo município, numa cooperação entre a câmara municipal, a GNR e o Governo, de modo a “dotar aquela força de segurança de condições adequadas à realização da sua missão”.

“O município, de acordo com o autarca, prevê continuar a investir em 2021 na reabilitação urbana, na área social e em infraestruturas de apoio à atividade empresarial, com recurso a fundos comunitários”, acrescenta a Lusa.

Segundo o presidente do município, está previsto ficar concluída, no próximo ano, a obra de reabilitação do Celeiro da Cultura, que está a decorrer ao abrigo do Plano de Ação da Reabilitação Urbana de Borba.

A autarquia pretende criar dois museus, o Museu do Brinquedo, no Palacete Alvarez, e o Museu de Borba e Enoteca, no edifício onde funcionava o Centro Cultural de Borba. A criação do Centro Interpretativo da Guerra da Restauração é outra proposta da autarquia.

“O município está a construir uma Casa Social, que dê resposta a situações emergentes para quem dela necessite, que vai ficar concluída no próximo ano, e pretende iniciar, em 2021, as obras dos centros de dia nas povoações de Orada e de Nora, reabilitando as antigas escolas primárias das localidades”, destaca-se ainda na notícia.

A câmara municipal prevê ainda criar um viveiro de empresas, no mercado municipal de Borba, com a intenção de “incentivar e apoiar” a criação de empresas no concelho.

O município tenciona também criar um parque de autocaravanismo, concluir o centro de BTT e avançar com obras de valorização do polidesportivo de Rio de Moinhos e do parque desportivo de Borba.

O executivo municipal de Borba é constituído por três eleitos do Movimento Unidos por Borba (MuB), um do PS e outro do PSD.

Fonte: Agência Lusa