Câmara de Beja lança concurso para concessionar o estacionamento na cidade

Estacionamento em Beja

A Câmara Municipal de Beja lançou, recentemente, o concurso público para concessão da exploração do estacionamento tarifado de superfície na cidade de Beja, para os próximos 3 anos.

De acordo com a informação disponibilizada, vai ser concessionada a exploração do estacionamento pago com duração limitada que ocorre à superfície dentro dos espaços demarcados através de pintura no pavimento e de sinalização vertical, na via pública ou em parque.

Indica a autarquia que a empresa concessionária terá um “período de transição de três meses, após a assinatura do contrato”, podendo neste espaço de tempo “explorar o estacionamento com as 44 máquinas que são propriedade do Município de Beja”. Este período de transição servirá para o concessionário adquirir e instalar novos parquímetros.

Pretende ainda a Edilidade Bejense que a empresa concessionária implemente uma “solução alternativa ao pagamento do estacionamento com moedas, com vista a potenciar a geração de receita e otimizar os recursos existentes”, sugerindo a disponibilização de canais de acesso como sms ou aplicações móveis.

Relativamente ao preço base deste procedimento, refere a Câmara de Beja que “em função da natureza e especificidade do trabalho a realizar, fixa-se em 25% do valor da receita mensal o preço base do concurso”.

Ao que sabemos, existem atualmente em Beja 44 máquinas de pagamento, 656 lugares tarifado, sendo 434 lugares com acesso de residentes e 222 lugares sem acesso a residentes.