Sábado, Outubro 1, 2022
Pub

Câmara de Aljustrel vai ter orçamento de 19M€ em 2022

- Publicidade -
- Publicidade -

A Câmara de Aljustrel, no distrito de Beja, vai ter em 2022 um orçamento de 19 milhões de euros, que dá “continuidade” aos investimentos em curso e em que se destaca o arranque da Estratégia Local de Habitação.

O Orçamento e Grandes Opções do Plano da autarquia alentejana para 2022, superior em cerca de 200 mil euros ao deste ano, foi aprovado na quinta-feira, em assembleia municipal, com os votos favoráveis do PS e a abstenção dos eleitos da CDU.

Antes, o documento tinha sido aprovado em reunião de câmara, também com os votos a favor da maioria PS e a abstenção dos vereadores comunistas.

Para o presidente da Câmara de Aljustrel, Carlos Teles (PS), “este é um orçamento que vem um pouco na continuidade da linha de investimentos” em curso, “mas que já tem uma ‘marca nova’ e novos projetos”.

Entre estes, o autarca destaca a Estratégia Local de Habitação, no âmbito da qual o município vai investir, em 2022, cerca de um milhão de euros na reabilitação de habitações sociais.

“Estamos a pensar que ainda no primeiro trimestre de 2022 conseguimos pôr concursos na rua” para essas empreitadas, disse à agência Lusa.

Em matéria de novos investimentos, a Câmara de Aljustrel conta avançar no próximo ano com a ampliação do centro escolar Vipasca (quase 1,8 milhões de euros) e com a criação de uma área de acolhimento empresarial na freguesia rural de Ervidel (um milhão de euros).

A par disto, o orçamento municipal de Aljustrel para 2022 prevê o arranque de um “projeto a quatro anos” visando a redução de perdas de água na rede e a dinamização da iniciativa “Museu Acessível”, para dotar o museu municipal “de condições de acessibilidade a pessoas de mobilidade reduzida”.

No próximo ano a autarquia conta igualmente concluir as obras, já em curso, do Centro de Receção e Acolhimento do Parque Mineiro, do Centro de Negócios de Aljustrel e dos trilhos de observação “Do Campo à Mina”.

O orçamento da Câmara de Aljustrel para o próximo ano inclui ainda apoios a obras promovidas por outras entidades, entre os quais a beneficiação da igreja matriz, a modernização do complexo desportivo de São João de Negrilhos e a ampliação do lar da Misericórdia de Messejana.

Por fim, “este será um orçamento em que nos vamos pautar também por dar novas condições de trabalho aos nossos funcionários, nomeadamente ao nível da renovação de alguns equipamentos”, concluiu Carlos Teles.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Estremoz: “Os mais velhos mesmo quando ficam calados, nos ensinam”, disse José Ramalho

Como já noticiámos, durante dois dias, a cidade de Estremoz acolhe a I Feira “Estremoz + Sénior”. Uma feira surge na sequência de uma parceria...

GNR realiza operação junto da população idosa

A Guarda Nacional Republicana realiza durante todo o mês de outubro a operação “Censos Sénior 2022” que visa garantir junto da população mais idosa...