Câmara de Alcácer e Dir. Regional de Cultura assinam protocolo para recuperação das muralhas do Castelo

Protocolo em Alcácer

Conforme já noticiámos, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai avançar para a recuperação das muralhas do Castelo de Alcácer.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal assinou, esta quinta-feira, um protocolo de colaboração com a Direção Regional de Cultura do Alentejo – DRCALEN, que vai permitir avançar o projeto de recuperação das muralhas do Castelo de Alcácer.

A cerimónia teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou ainda com as presenças dos vereadores Ana Soares, Manuel Vítor de Jesus e Nuno Pestana, assim como do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, António Ceia da Silva.

Recorde-se que a Direção Regional de Cultura do Alentejo desenvolveu um projeto para a recuperação das muralhas (que carecem de intervenção urgente face a vários problemas estruturais) e apresentou-o à Câmara Municipal. A autarquia, empenhada em coadjuvar na preservação deste monumento nacional – que tanto representa para a população do concelho -, levou o projeto e o protocolo com esta entidade a reunião de Câmara, no dia 25 de fevereiro, e ambos foram aprovados por unanimidade.

Cumprido o passo da celebração do protocolo de colaboração, segue-se a apresentação de uma candidatura por parte do Município, no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral – CIMAL, a financiamento europeu destinado à execução do projeto de conservação das muralhas do Castelo, que terá um custo estimado superior a um milhão de euros.