Caça ‘reina’ em mostra gastronómica em Mora a partir de sábado

Mostra Gastronómica

Os pratos à base de carne de caça vão ‘reinar’ numa mostra gastronómica em Mora, no Alentejo, a partir de sábado e até dia 12 de dezembro, com a adesão de 11 restaurantes do concelho.

A Mostra Gastronómica da Caça, um evento anual promovido pela Câmara de Mora, no distrito de Évora, vai na 26.ª edição e já faz parte da tradição gastronómica do concelho.

Esta iniciativa pretende contribuir para o “desenvolvimento económico do concelho”, através do aproveitamento das “potencialidades cinegéticas” existentes na região e da “gastronomia típica de excelência”, divulgou hoje o município.

O ‘apetite’ de habitantes e turistas vai ser ‘aguçado’por mais de 50 receitas que têm como base a carne de caça, apresentadas no prato com “variadas combinações, formas e feitios”, de acordo com a autarquia.

A presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, eleita nas autárquicas de setembro, realçou hoje à agência Lusa que o município “vai manter o evento” e convidou os interessados para irem ao concelho para “degustar os pratos de carne de caça nos restaurantes locais”.

Contudo, ao contrário do habitual, este ano, “não se vai realizar o habitual jantar de abertura, que costuma atrair cerca de 250 pessoas, devido à pandemia de covid-19”, explicou a autarca.

Os restaurantes aderentes vão ter as ementas ‘recheadas’ de pratos à base de pombo, lebre, coelho, perdiz, javali ou veado.

Patê de coelho, sopa da panela de pombo bravo, feijoada de coelho bravo, coelho com cerveja e alecrim, ensopado de javali, ensopado de lebre ou perdiz à Dona Bia são algumas das ‘iguarias’.

Da vasta lista, fazem também parte tordos fritos, folhado de veado com compota de figo, perdiz estufada em mostarda e com nozes, perdiz com castanhas e pombo bravo estufado.  

Quatro dos restaurantes aderentes estão situados em Mora, outros tantos são em Cabeção, enquanto dois são de Pavia e um de Brotas, indicou a autarquia.