InícioAlentejoBaixo AlentejoBTL 2026: Barrancos aposta...

BTL 2026: Barrancos aposta na valorização do presunto e exige melhores acessibilidades para reforçar turismo

O presidente da Câmara Municipal de Barrancos afirmou na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que a estratégia turística do concelho passa pela valorização do presunto e pela dinamização do Castelo, mas defendeu que o principal desafio continua a ser a melhoria das acessibilidades.

O presidente da Câmara Municipal de Barrancos afirmou na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que a estratégia turística do concelho passa pela valorização do presunto e pela dinamização do Castelo, mas defendeu que o principal desafio continua a ser a melhoria das acessibilidades.

Em declarações ao Jornal ODigital.pt, Emílio Domingos sublinhou que o município mantém presença regular na BTL e que a aposta no turismo está centrada nos produtos identitários. «Temos produtos de excelência, como é o caso do presunto. A aposta do turismo também passa pelo presunto», afirmou.

Presunto e Castelo como eixos estratégicos

Segundo o autarca, a promoção do presunto de Barrancos será reforçada nos próximos anos, associando-o a outros pontos de interesse do concelho.

O Castelo é apontado como um dos polos a desenvolver. «Vai ser também um polo de turismo com algumas promoções e alguns eventos que vamos realizar durante este próximo ano dentro do Castelo», explicou.

Está igualmente prevista a criação de um novo caminho de acesso entre a vila e o monumento, uma das promessas eleitorais do executivo. O objetivo é «aumentar o fluxo de visitantes» e melhorar as condições de fruição do espaço, através de intervenções que proporcionem «outro tipo de facilidades aos turistas que nos visitam».

Acessibilidades condicionam crescimento

O tema central das declarações do presidente incidiu nas dificuldades estruturais do concelho, nomeadamente o isolamento geográfico.

«O desafio que nós temos realmente é combater o isolamento», afirmou, reconhecendo que Barrancos enfrenta limitações ao nível das ligações rodoviárias.

Para Emílio Domingos, a melhoria das acessibilidades é condição essencial para dinamizar o setor. «Na hora que tenhamos melhor acessibilidade, também poderemos promover os nossos produtos e a nossa paisagem natural», defendeu.

Dificuldades na captação de investimento

O autarca admitiu ainda constrangimentos na captação de investidores, sobretudo na área da restauração. «Não é fácil captar investidores para a área da restauração», referiu, apontando também a dificuldade em encontrar mão de obra.

Apesar disso, considera que o concelho dispõe de capacidade para acolher mais visitantes. «Temos espaços disponíveis que podemos acolher muitos mais do que aquilo que temos actualmente», afirmou.

Emílio Domingos reiterou que a prioridade do município passa por reivindicar junto do Governo melhores condições de acesso. «Na hora que Barrancos tenha outro tipo de acessibilidades, julgo que será mais fácil também atrair investidores», concluiu, reforçando que o presunto continuará a ser o principal eixo da estratégia turística do concelho.

Mais notícias

Projeto europeu quer acelerar transformação digital das empresas do Alentejo

As pequenas e médias empresas do Alentejo vão ser abrangidas por um novo projeto...

Castelo de Noudar recebe noite de vinhos, gastronomia e observação do céu em Barrancos

O Castelo de Noudar, no concelho de Barrancos, recebe, no dia 18 de julho,...

Barrancos e Alandroal entre os municípios do país que pagam fornecedores em menos tempo

Barrancos e Alandroal estão entre os municípios portugueses que pagam fornecedores em menos tempo,...

Alentejo promove Évora 2027, vinhos e gastronomia em Nova Iorque

A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) vai promover o destino em...

Turismo no Alentejo cresce acima da média nacional e regista uma das maiores subidas de dormidas em Portugal em 2025

O Alentejo foi uma das regiões do país que mais cresceu em número de...

Quinta da Asneira, em Montemor-o-Novo, integra rede Small Portuguese Hotels

A Quinta da Asneira, localizada em Montemor-o-Novo, passou a integrar a rede Small Portuguese...

Audiovisual ajuda a promover o Alentejo: José Manuel Santos destaca impacto de «Millennial Mal» na projeção da região

A apresentação da série luso-espanhola «Millennial Mal», realizada esta quarta-feira em Évora, serviu também...

OCDE alerta para práticas laborais que podem travar salários e mudanças de emprego em Portugal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) alerta para práticas no mercado...

Start Campus admite criar “mini-aldeia” temporária em Sines para alojar trabalhadores

A Start Campus admite criar uma “mini-aldeia” temporária em Sines, com alojamento e serviços,...