A presença do município de Borba na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) reafirmou a aposta crescente no setor turístico, com especial enfoque no enoturismo, na gastronomia e no turismo de natureza. Em entrevista ao Jornal ODigital.pt, a Vereadora da Câmara Municipal, Sofia Dias, destacou a evolução do turismo no concelho e as estratégias para atrair mais visitantes.
«O turismo tem-se vindo a afirmar cada vez mais no concelho, fruto de uma aposta contínua do município. Temos recebido mais turistas e procurado estratégias alternativas para promover Borba, já que não temos um património edificado muito forte», afirmou.
Entre as iniciativas mais procuradas pelos visitantes, a autarca realça as visitas às adegas e tabernas, organizadas no âmbito da iniciativa “Fazer às 11”, que tem registado uma crescente adesão. «Temos cada vez mais turistas nestas visitas e verificamos que existe uma grande procura por experiências ligadas ao vinho e à gastronomia», acrescentou.
A aposta no enoturismo tem sido complementada com outras vertentes, como os percursos pedestres e o turismo de natureza. «Temos procurado diversificar e ir além do que é expectável na área do turismo. Os turistas que nos visitam pedem cada vez mais experiências ligadas aos trilhos e ao contacto com a natureza», referiu.
Outro dos projetos que tem levado mais visitantes a Borba é a área de serviço de autocaravanas, desenvolvida em parceria com o Turismo do Alentejo e Ribatejo. Segundo Sofia Dias, este equipamento tem sido um verdadeiro sucesso e está a atrair um novo perfil de turista.
«Os autocaravanistas que utilizam esta infraestrutura acabam por visitar não só Borba, mas também a região envolvente. Muitos procuram experiências enoturísticas e pedem visitas às adegas», destacou.
A valorização dos produtos endógenos também desempenha um papel essencial na estratégia turística do município. «A promoção dos nossos produtos é fundamental para potenciar o turismo», afirmou a vereadora, destacando que a iniciativa “Fazer às 11”, que começou por ser um evento ligado à Festa da Vinha e do Vinho, tem vindo a crescer.
«No ano passado decidimos aumentar a periodicidade do evento, passando de uma para quatro edições anuais. Este ano repetimos a iniciativa e, consoante a adesão, podemos até aumentar para um evento por mês», revelou.
Questionada sobre o potencial de crescimento do turismo em Borba, Sofia Dias não tem dúvidas de que há espaço para evolução. «Claro que sim, há sempre margem. Se procurarmos novas áreas do turismo e vertentes complementares, conseguimos articular uma oferta mais diversificada e atrativa», sublinhou.
























