Como noticiámos, entre os dias 8 e 10 de novembro, mais de duas dezenas de Organização Não Governamentais estiveram em Bruxelas numa visita, organizada pelo Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, que pretendeu aproximar a União Europeia dos Cidadãos, dar a conhecer a atualidade e a história europeia.
As organizações de diversas áreas de atividade tiveram a oportunidade de conhecer as prioridades políticas da Comissão Europeia, o ano europeu das competências as políticas de coesão e o desenvolvimento locais e rural, bem como a transição verde e digital e o património cultural.
Uma visita que deu a perceber in loco como funciona o Parlamento Europeu e as várias iniciativas e oportunidades de financiamento da Comissão Europeia.
No último dia a Comitiva visitou o Parlamentarium, um espaço onde através de guias multimédia portáteis conduzem os visitantes até ao coração do Parlamento Europeu, explicando o caminho rumo à integração europeia, o funcionamento do Parlamento Europeu e o que os seus deputados fazem para dar resposta aos desafios da atualidade.
Como nos explicou Alexandra Correia, coordenadora do Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, o Parlamentarium “é um espaço que se pretende explicar exatamente por um lado, a história que levou à criação do Parlamento Europeu e como é que ele foi evoluindo, explicando até como os deputados anteriormente eram nomeados e não eleitos, como acontece agora”.
“Ao longo dos anos houve uma grande evolução em termos de Parlamento e no poder que o Parlamento tem, nomeadamente no poder representativo e o Parlamentarium permite explicar toda esta história e também como é que funciona e dar a conhecer quem está neste momento no Parlamento”, referiu a responsável.
Para Alexandra Correia é um museu “é extremamente importante em termos de educação para a democracia, educação para a cidadania e lá todos ficamos a perceber melhor como é que funciona e isso é importante enquanto cidadãos.”












