Borba: “Tempo de Cuidar”, o projeto que tenta minimizar o isolamento dos idosos

Projeto em Borba

Nos últimos meses o Serviço de Ação Social do Município de Borba tem vindo a dinamizar o Projeto de Intervenção Promotor do Envelhecimento Ativo e de Combate ao Isolamento Social da Pessoa Idosa – «Tempo de Cuidar».

Este projeto visa intervir e monitorizar os idosos isolados, promovendo o combate ao isolamento social, assim como estimular o envelhecimento ativo.

Segundo explicam os responsáveis, uma das ações que integra este projeto é “as conversas à janela, uma ação de intervenção e monitorização de idosos isolados no concelho de Borba, que tem por objetivo aproximar diferentes gerações, proporcionando momentos de interação, partilha e transmissão de valores. Estas visitas serão semanais, quinzenais ou mensais, tendo por base os graus de isolamento.”

Outra das ações é “envelhecer com saúde terá início no mês de maio. Esta ação visa a promoção do envelhecimento ativo, com a dinamização de atividades para os idosos, através da realização de jogos tradicionais, concursos, organização de visitas, atividades inter-geracionais ou atividades desportivas”, indicaram ainda os responsáveis.

O Serviço de Ação Social do Município de Borba apela à inscrição ou referenciação de idosos isolados ou que residam sozinhos, de forma a serem integrados no Projeto Tempo de Cuidar, dinamizando.

A inscrição pode ser feita:

– junto do Serviço de Ação Social do Município de Borba, de segunda a sexta, das 09H00 às 12H00;

– através de contacto telefónico para o número 268 891 630 (opção 6);

– ou através do envio de mensagem eletrónica para: pcabaco@cm-borba.pt .