Borba: Lagar transforma-se em galeria de arte para mostrar a alma alentejana em fotografia (c/fotos)

A Cooperativa de Olivicultores de Borba transformou-se para, até 10 de setembro, ser uma galeria de arte e mostrar a alma alentejana através da fotografia.

“A Exposição Fotográfica – “De Sol a Sol – Memórias do Alentejo”, promovida pela Casa da Cultura da Orada, foi inaugurada este sábado, dia 14 de agosto, contando com a atuação da “ZuluBand” e com a presença de António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba, Paulo Laranjo, presidente da Casa da Cultura de Orada, João Cavaleiro Ferreira, em representação da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, entre outras entidades locais.

Trata-se de uma exposição de fotografias antigas que retratam os saberes e costumes do antigamente.

Em declarações a’ODigital.pt, Paulo Laranjo, presidente da Casa da Cultura da Orada referiu que “o principal objetivo desta exposição é preservar e dar a conhecer as nossas raízes e os nossos antepassados”, acrescentando que “nestas fotografias antigas está retratado um Alentejo rural, que nos acompanhou durante várias décadas. Esta mostra retrata a alma alentejana, pura tal como ela é, a simplicidade do povo alentejano está patente nestas fotografias, tal como o gosto pela terra, as vivências e aquilo que nós fomos no passado”.

Paulo Laranjo destacou que “esta recolha foi realizada em parceria com o Senhor Rocha, um amigo destas andanças e da Cultura Popular, grande parte das fotografias são dele e o trabalho de recolha foi dele também. A Casa da Cultura de Orada é parceira e o nosso principal papel é dar a conhecer esta mostra a todos os interessados, pois queremos perpetuar as nossas origens, é esse o nosso lema”.

“Este espaço pareceu-nos o mais indicado para expor estas fotografias visto que mostram trabalhos agrícolas, e o lagar está direcionado a um trabalho agrícola, a apanha da azeitona. Ao mesmo tempo, com esta mostra, queremos dar a conhecer a Cooperativa de Olivicultores de Borba aos borbenses e a quem visitar Borba por estes dias festivos em honra do Senhor Jesus dos Aflitos” salientou ainda o presidente da Casa da Cultura da Orada.

Fique, de seguida, com as imagens da inauguração desta exposição, numa reportagem de Hugo Calado:

Veja também:

Alentejo recebe operadores turísticos do Brasil com agenda em Elvas, Évora, Monsaraz e Beja

O Alentejo recebe, entre 19 e 23 de outubro, a Convenção da Associação Brasileira...

Apoios pagos aos agricultores do distrito de Évora triplicaram entre 2023 e 2025, diz ministro

Os apoios pagos aos agricultores do distrito de Évora passaram de 53 milhões de...

Borba lança festival gastronómico “Castanhas e Vinho” em novembro

O Festival Gastronómico "Castanhas e Vinho" vai decorrer entre 1 e 16 de novembro...

Distrito de Portalegre assinala combate à pobreza com sinais de trânsito

As sedes de concelho do distrito de Portalegre vão receber, a 22 de outubro,...

Estrada Nacional 257 cortada entre Alvito e Viana do Alentejo devido a despiste de camião

A Estrada Nacional 257 (EN257) está cortada ao trânsito nos dois sentidos, entre Alvito...

Alentejo recebe convenção de operadores turísticos brasileiros

O Alentejo recebe este ano a Convenção Nacional da BRAZTOA — Associação Brasileira das...

CReSAP abre concurso para diretor do Centro Distrital de Portalegre da Segurança Social

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) vai abrir um...

UPBeja abre 23 vagas para curso de Turismo de Fronteira e Eurocidade

A Universidade Politécnica de Beja (UPBeja) tem abertas, até 20 de outubro, as candidaturas...

Portel: Homem gravemente ferido após despiste de empilhadora em Amieira

Um homem ficou gravemente ferido após um despiste de uma empilhadora, na Estrada da...