Sexta-feira, Março 29, 2024

Borba: Lagar transforma-se em galeria de arte para mostrar a alma alentejana em fotografia (c/fotos)

- Pub -

A Cooperativa de Olivicultores de Borba transformou-se para, até 10 de setembro, ser uma galeria de arte e mostrar a alma alentejana através da fotografia.

“A Exposição Fotográfica – “De Sol a Sol – Memórias do Alentejo”, promovida pela Casa da Cultura da Orada, foi inaugurada este sábado, dia 14 de agosto, contando com a atuação da “ZuluBand” e com a presença de António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba, Paulo Laranjo, presidente da Casa da Cultura de Orada, João Cavaleiro Ferreira, em representação da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, entre outras entidades locais.

Trata-se de uma exposição de fotografias antigas que retratam os saberes e costumes do antigamente.

Em declarações a’ODigital.pt, Paulo Laranjo, presidente da Casa da Cultura da Orada referiu que “o principal objetivo desta exposição é preservar e dar a conhecer as nossas raízes e os nossos antepassados”, acrescentando que “nestas fotografias antigas está retratado um Alentejo rural, que nos acompanhou durante várias décadas. Esta mostra retrata a alma alentejana, pura tal como ela é, a simplicidade do povo alentejano está patente nestas fotografias, tal como o gosto pela terra, as vivências e aquilo que nós fomos no passado”.

Paulo Laranjo destacou que “esta recolha foi realizada em parceria com o Senhor Rocha, um amigo destas andanças e da Cultura Popular, grande parte das fotografias são dele e o trabalho de recolha foi dele também. A Casa da Cultura de Orada é parceira e o nosso principal papel é dar a conhecer esta mostra a todos os interessados, pois queremos perpetuar as nossas origens, é esse o nosso lema”.

“Este espaço pareceu-nos o mais indicado para expor estas fotografias visto que mostram trabalhos agrícolas, e o lagar está direcionado a um trabalho agrícola, a apanha da azeitona. Ao mesmo tempo, com esta mostra, queremos dar a conhecer a Cooperativa de Olivicultores de Borba aos borbenses e a quem visitar Borba por estes dias festivos em honra do Senhor Jesus dos Aflitos” salientou ainda o presidente da Casa da Cultura da Orada.

Fique, de seguida, com as imagens da inauguração desta exposição, numa reportagem de Hugo Calado:

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Ministério da Saúde abre 322 vagas para fixar médicos em zonas carenciadas

O Ministério da Saúde anunciou hoje a abertura de 322 vagas com incentivos para fixar mais médicos nas zonas...