InícioCulturaBorba inaugura exposição sobre...

Borba inaugura exposição sobre mulheres ciganas e promove debate sobre inclusão e igualdade

Exposição “Mulheres e Ciganas” inaugurada em Borba dá visibilidade aos percursos e desafios das mulheres ciganas.

A Câmara Municipal de Borba inaugurou, esta segunda-feira, 9 de março, a exposição “Mulheres e Ciganas, é o sonho que nos move!”, uma mostra fotográfica patente no edifício dos Paços do Concelho que procura dar visibilidade aos percursos e ao papel das mulheres ciganas na sociedade.

A exposição, com fotografias de Osvaldo Grilo, integra a parceria entre o Programa ROMED e o Projeto Borba 2i – Integrar e Incluir e9g, iniciativas que trabalham na promoção da inclusão social e do diálogo intercultural no concelho.

Exposição em Borba destaca percursos de mulheres ciganas

Na sessão de inauguração, a vereadora da Câmara Municipal de Borba, Helena Caldeira, sublinhou que a iniciativa pretende sensibilizar a comunidade para a realidade das mulheres ciganas, evidenciando histórias de superação e de afirmação pessoal.

Segundo a autarca, a exposição apresenta imagens de mulheres ciganas de vários pontos do país que conseguiram afirmar o seu papel na sociedade. Muitas delas, referiu, enfrentaram contextos familiares e sociais exigentes, sendo por vezes responsáveis por agregados familiares monoparentais.

A vereadora destacou ainda que o concelho de Borba conta com uma comunidade cigana expressiva, com mais de duas centenas de pessoas, o que reforça a importância de iniciativas que promovam a convivência e a compreensão entre diferentes comunidades.

Alunos visitam exposição para promover inclusão entre jovens

No âmbito da inauguração, vários alunos do Agrupamento de Escolas de Borba visitaram a exposição, numa iniciativa que pretende envolver os mais jovens no debate sobre igualdade e inclusão.

Helena Caldeira explicou que trazer alunos à iniciativa permite promover processos de socialização entre crianças ciganas e não ciganas, contribuindo para uma maior integração desde a infância.

Projeto Escolhas sublinha importância do empoderamento feminino

Também presente na inauguração, Sílvia Careira, coordenadora do Projeto Escolhas, entidade dinamizadora da iniciativa, referiu que a exposição pretende combater preconceitos e desigualdades ainda existentes em relação às mulheres ciganas.

A responsável explicou que o trabalho desenvolvido pelo projeto passa pela promoção da inclusão social e pelo reforço da participação das comunidades, sublinhando a importância do empoderamento feminino para a construção de um futuro com mais igualdade.

Segundo Sílvia Careira, a exposição procura transmitir a ideia de que as mulheres ciganas podem concretizar os seus projetos de vida sem renunciar à sua identidade cultural.

A presença de alunos do Agrupamento de Escolas de Borba na visita inaugural teve também como objetivo aproximar os jovens desta realidade. De acordo com a coordenadora, o Projeto Escolhas trabalha diariamente com crianças e jovens, promovendo ambientes escolares inclusivos que favoreçam a convivência entre diferentes comunidades.

A exposição “Mulheres e Ciganas, é o sonho que nos move!” pode ser visitada no edifício da Câmara Municipal de Borba até 16 de março, estando aberta ao público.

A iniciativa pretende, segundo os promotores, estimular a reflexão sobre igualdade de oportunidades, inclusão social e o papel das mulheres ciganas na sociedade contemporânea.

Mais notícias

Câmara de Borba requalifica pavimento do Largo da Fonte das Bicas

O Município de Borba está a requalificar o pavimento do Largo da Fonte das...

Borba junta avós e netos em dois dias de atividades a 25 e 26 de julho

Borba recebe, nos dias 25 e 26 de julho, a iniciativa “Avós e Netos...

Feira de Vila Nova da Baronia (Alvito) abriu com forte adesão: “Há cada vez mais gente” (c/fotos)

A Feira Anual de Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito, abriu portas...

Santa Casa de Borba leva pintainhos à escola para “formar cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro”

A Creche e Jardim de Infância D. Ana Angélica Silveira, da Santa Casa da...

Borba e Vila Viçosa poderão ter nova ligação rodoviária e zona da derrocada poderá voltar à exploração

Borba e Vila Viçosa poderão vir a ter uma nova ligação rodoviária para contornar...

Pedreira junto ao cemitério é o único caso crítico em Estremoz e vai ser avaliada, diz José Sádio

A pedreira situada junto ao cemitério é o único caso identificado em situação crítica...

Autarca de Vila Viçosa quer estudos na Lagoa e Pardais e espera decisão sobre pedreiras críticas em outubro

O presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, quer garantir financiamento para realizar...

Presidente da Câmara de Borba diz que falta “o envelope financeiro” para avançar nas pedreiras críticas

O presidente da Câmara Municipal de Borba, Pedro Esteves, afirmou que falta definir o...

Pedreiras críticas na Zona dos Mármores podem exigir até 45M€: Governo diz que questão “não é financeira” (c/fotos)

As intervenções necessárias nas pedreiras em situação crítica de Estremoz, Borba e Vila Viçosa...