Por esta altura do ano, a cidade de Borba recebe as Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos, festejo que este ano ocorre de maneira diferente, devido à pandemia que o país atravessa.
Tanto a nível religioso, como a nível cultural, tudo é diferente, mas apesar das contingências estas festas realizaram-se.
Este sábado, 15 de Agosto, acompanhámos uma das procissões em Honra do Senhor Jesus, que saiu da Igreja Matriz, após uma missa, tendo a imagem percorrido as principais ruas da cidade num andor instalado numa carrinha e os fieis que em anos anteriores acompanhavam a procissão caminhando, este ano seguiram a carrinha no seu automóvel. Um acto religioso diferente presidido pelo Padre Joanees Oliveira.
Já pela noite, houve “Fado à Varanda”, com o edifício da Câmara Municipal a engalanar-se e a receber um grande espetáculo de Fados, onde as regras de segurança sanitária imperaram.
À varanda dos Paços do Concelho, estiveram Soraia Branco, António Vieira e Jorge Goes, que cantaram e encantaram, acompanhados na guitarra portuguesa por Nuno Cirilo, na viola por Mário Carriço, na viola baixo por Filipe Pereira e na percussão por Ricardo Carriço.
Assim, se cumprem as festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos, de uma forma diferente, mas com o mesmo espírito.
Fique de seguida com a reportagem fotográfica, com imagens de Hugo Calado: