O Município de Borba, em parceria com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, promoveu uma Semana de Investigação dedicada ao teste de uma nova pasta vegan produzida a partir de sobras de uva e folha de videira.
A iniciativa, que decorreu entre 26 e 29 de agosto, insere-se no âmbito de um protocolo de colaboração com o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT).
O evento contou com a presença de diretores, professores e investigadores ligados ao projeto, assim como de videógrafos e realizadores que documentaram o processo para um futuro documentário. A coordenação do projeto esteve a cargo da Professora Alexandra Cruchinho, diretora da área de Design e Moda da Universidade Lusófona. Luís Buchinho, designer de moda com reconhecimento internacional, também esteve presente para prestar consultoria e testar o produto.
A vereadora da Câmara Municipal de Borba, Sofia Dias, destacou a importância desta investigação: «Uma das principais conclusões e aquilo que pretendíamos aferir era se havia ou não potencial em aproveitar estas sobras de uva e as parras que não são comumente utilizadas. É com grande satisfação que percebemos que há potencial e que ainda há muito para explorar nesta matéria-prima.»
Sofia Dias sublinhou ainda que esta iniciativa está inserida no Simpósio de Moda, que ocorrerá em Borba no final de setembro: «Aquilo que pretendemos, no fundo, é mostrar que se pode aproveitar muito mais da produção de vinho e daquilo que a videira nos pode dar. Não apenas o vinho ou os licorosos, mas também outras áreas, como a moda, o têxtil lar, e muitas outras. Foi justamente isso que testámos durante esta semana, e os resultados estão à vista: há potencial e é possível trabalhar estas sobras de forma alternativa.»
A vereadora adiantou que o Município está disposto a apoiar futuras empresas que queiram explorar este tipo de recurso: «Estamos dispostos a apostar neste projeto e a apoiar de forma pensada futuras empresas que queiram vingar aproveitando estes recursos. Economicamente, no futuro.»
Os primeiros resultados deste trabalho serão apresentados numa sessão “Artist Talk” no auditório do Celeiro da Cultura, e posteriormente no II Simpósio do Ensino da Moda, em setembro. Sofia Dias acredita que o evento vai dar visibilidade a Borba a nível internacional, atraindo universidades e representantes de diferentes países: «Vamos discutir a sustentabilidade e abrir portas para novos ramos em Borba.»
Durante o Simpósio, haverá mesas-redondas com produtores locais, indústria de moda, cosmética e bem-estar, refletindo o potencial de aplicação desta nova pasta vegan em várias áreas.


























