Bombeiros de Vila Viçosa promoveram acções de sensibilização de Suporte Básico de Vida com alunos do 9º, 10º e 11º anos

Na passada semana, os Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa em parceria o Centro de Saúde de Vila Viçosa, a entidade coordenadora, e o Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, realizaram acções de sensibilização de suporte básico de vida na Escola Secundária Pública Hortência de Castro.

Os operacionais dos Bombeiros de Vila Viçosa explicaram, aos alunos do 9º, 10º e 11º anos, como reagir em casos de doença súbita ou de acidente.

De acordo com o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, Nuno Pinheiro, “o suporte básico de vida, hoje em dia, é algo que faz parte da nossa vida, sendo importante o conhecimento porque pode salvar uma vida”, referenciando que “pode acontecer em qualquer situação: na escola, no hipermercado, na nossa actividade profissional.”

Nuno Pinheiro salienta também que em casos de emergência “se houver alguém a ter uma paragem cario-respiratória e existir alguém próximo que saiba começar logos os procedimentos, é fundamental porque o tempo é precioso nessa pessoa e nessa situação”.

Já sobre a reacção dos alunos a este tipo de acção, Nuno Pinheiro refere que “tem sido bem recebido, têm demonstrado interesse, fazem perguntas. E nós sentimo-nos realizados, por vermos que alguém se interessa”, acrescentando que este tipo de acção também ajuda a incentivar os mais jovens a inscrever-se nos bombeiros.