Bombeiros: Alandroal terá segunda Equipa de Intervenção Permanente

Bombeiros Alandroal

O concelho de Alandroal terá uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP), revelou a Câmara Municipal de Alandroal, na sequência de um apoio aprovado para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alandroal (AHBVA).

Segundo a autarquia, a EIP assegura o socorro e a emergência na área do respetivo concelho, e os bombeiros que as integram são caraterizados por elevada especialização, com conhecimento em valências diferenciadas, que lhes permitem dar resposta adequada nas diferentes missões, em ocorrências cada vez mais exigentes e complexas.

À semelhança do que acontece com a primeira EIP, constituída por 5 elementos, as responsabilidades vão ser partilhadas entre o município de Alandroal e a ANEPC.

Informa ainda a edilidade que a câmara municipal comparticipa a AHBVA nos custos decorrentes da remuneração dos elementos que integram a EIP, atribuindo-lhe uma verba mensal correspondente a 50% dos custos resultantes dos vencimentos, subsídios de férias e de natal e outros encargos do pessoal contratado, cabendo à ANEPC suportar os restantes 50%.

Para João Grilo, o presidente da autarquia, o investimento do município numa segunda equipa é “plenamente justificado pelo exemplo de especialização e resposta que a primeira tem dado em diferentes contextos, pela necessidade do aumento do nível de prontidão face às obras do Corredor Internacional Sul, que atravessam o concelho em duas grandes empreitadas, pela necessidade transmitir maior segurança aos visitantes ocasionais e temporários que procuram o concelho e insere-se no esforço global da autarquia de apoiar a AHBVA no contexto especial de pandemia”.

Recorde-se que além do financiamento da EIP, o município transfere mensalmente 3 mil euros para a associação e vai lançar o Cartão Social do Bombeiro.