Boas práticas agrícolas de gestão da biodiversidade será tema de webinar promovido pela EDIA

webinar da EDIA

Realiza-se no próximo dia 12 de Março, sexta feira, pelas 15 horas, um Webinar público sob o tema “Boas Práticas Agrícolas de Gestão da Biodiversidade Funcional e Serviços dos Ecossistemas” na plataforma Teams com acesso no link http://bit.ly/ediapraticas e transmissão direta no canal Youtube da EDIA – http://bit.ly/ediayoutube.

Este Webinar, que conta com a participação da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, na sessão de encerramento, surge na sequência da elaboração e publicação do Guia de Boas Práticas Agroambientais elaborado pela EDIA, enquanto entidade promotora e gestora dos Aproveitamentos Hidroagrícolas do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA), em parceria com a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, (DGADR).

O objetivo principal deste Webinar, para além da apresentação da publicação do Guia, servirá igualmente para analisar e discutir opções de design e implementação de aspetos fundamentais do planeamento e gestão agrícola de forma a melhorar a funcionalidade ecológica, desde o solo à paisagem, e assim assegurar uma transição agroecológica mais sustentável dos vários modelos produtivos.

Este é o contributo da empresa gestora do projeto de Alqueva, na divulgação de melhores práticas agrícolas que garantam a sustentabilidade, a prazo, da produção agrícola e preservação dos recursos naturais do território.

Com mais esta iniciativa, a EDIA reafirma o seu empenho na promoção do espaço Alqueva enquanto região sustentável, apoiando os agricultores e divulgando as boas práticas associadas à atividade agrícola.

O Guia aqui referido, com projeto gráfico da Eco Sapiens, foi elaborado no âmbito do projeto CERNE – Consolidar o Entendimento entre o Regadio e a Natureza no EFMA, projeto liderado pela EDIA , em parceria com a DGADR e financiado pelo Programa “Proteger a Vida Terrestre” do Fundo Ambiental.