InícioAlentejoBloco de Esquerda questiona...

Bloco de Esquerda questiona Governo sobre nomeação para a Cultura na CCDR-Alentejo

O Bloco de Esquerda anunciou que dirigiu perguntas formais ao Governo sobre a recente nomeação para a vice-presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-Alentejo) com o pelouro da Cultura. A iniciativa parlamentar foi dirigida ao ministro da Economia e da Coesão Territorial e ao Ministério da Cultura.

Segundo o comunicado da Comissão Coordenadora Distrital de Évora do partido, a iniciativa surge após a decisão do Governo de não reconduzir Ana Paula Amendoeira no cargo, tendo sido nomeado Henrique Sim Sim para a função.

Substituição na CCDR-Alentejo motiva perguntas ao Governo

De acordo com o Bloco de Esquerda, a substituição não resulta de critérios de eficácia administrativa, considerando o partido que a escolha tem natureza política. No comunicado, a estrutura distrital refere que o novo nomeado é vereador do PSD na Câmara Municipal de Évora e licenciado em Engenharia Zootécnica, apontando a inexistência de ligação profissional ou produção científica no setor da Cultura ou do Património.

O partido refere também que a anterior responsável, Ana Paula Amendoeira, possui um percurso ligado à área do património cultural, incluindo trabalho no Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) e na defesa do património megalítico do Alentejo.

Projeto Évora 2027 referido no comunicado

No mesmo documento, o Bloco de Esquerda manifesta preocupação com o contexto da preparação de Évora para Capital Europeia da Cultura em 2027. O partido afirma que a nomeação levanta dúvidas sobre a gestão cultural na região num momento considerado decisivo para o desenvolvimento do projeto.

O comunicado refere ainda alegações sobre alterações ao projeto inicial de Évora 2027 e sobre a forma de aprovação de alguns projetos culturais.

Intervenção parlamentar na Assembleia da República

O deputado Fabian Figueiredo questionou o Governo sobre o tema durante uma sessão plenária da Assembleia da República realizada na sexta-feira, 6 de março. Na intervenção, confrontou a ministra Margarida Balseiro Lopes com a nomeação e pediu esclarecimentos sobre os critérios adotados.

Segundo o Bloco de Esquerda, mais de 1700 agentes culturais, reitores e autarcas da região manifestaram posição pública sobre a gestão da cultura e do património no Alentejo, defendendo a manutenção de critérios técnicos e de independência institucional.

O partido solicita ao Governo que esclareça os fundamentos da decisão e que apresente garantias quanto à continuidade das ações de defesa do património cultural na região.

Mais notícias

Quatro dias de feira para mostrar “multiplicidade” do concelho de Odemira

A pecuária, a agricultura e o turismo vão estar em destaque na 34.ª edição...

Pedro Jóia leva concerto instrumental ao quarto dia do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue esta terça-feira, 14 de julho,...

Cerca de 15 mil pessoas são esperadas no Festival Internacional de Música de Marvão

Cerca de 15 mil pessoas são esperadas na edição deste ano do Festival Internacional...

Cultura, território e música cigana marcam terceiro dia do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue esta segunda-feira, 13 de julho,...

Feira de S. Boaventura encerra em Arraiolos com Mostra de Atividades Económicas

A Feira de S. Boaventura termina esta segunda-feira, 13 de julho, em Arraiolos, com...

Teatro, dança e circo marcam segundo dia do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue este domingo, 12 de julho,...

Feira de S. Boaventura leva folclore e Ana Arrebentinha a Arraiolos no domingo

A Feira de S. Boaventura continua este domingo, 12 de julho, em Arraiolos, com...

Monsaraz transforma-se num museu aberto: “Daqui podemos olhar para o céu e sonhar” (c/fotos)

A vila de Monsaraz voltou este sábado, 11 de julho, a transformar-se num espaço...

Monsaraz Museu Aberto arranca com Edmundo Inácio e Switchdance

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz Museu Aberto começa este sábado, 11 de julho, com...