A Black Friday, o fenómeno de compras europeu e global oferece o fascínio de preços imbatíveis e ofertas incríveis. No entanto, nem tudo o que brilha [na publicidade] é ouro. Seguem-se sete dicas para conseguir verdadeiras pechinchas.
- Seja qual for o desconto, direitos são direitos/Não importa o desconto, os direitos mantêm-se
Seja na Black Friday ou em qualquer outro dia, os consumidores merecem produtos que durem. NaEuropa, existe uma garantia legal, mesmo em produtos com desconto. Isto significa que, se um secadorde cabelo ou qualquer outro produto apresentar um defeito, o consumidor terá direito a uma substituiçãoou um reembolso por até, pelo menos, dois anos após a compra.
- Mudou de opinião? Nas compras online isso não é um problema
Quando faz compras online, a conveniência de experimentar produtos na loja não está disponível. Querse trate de um par de calças ou de uns auriculares, conseguir o ajuste perfeito é uma preocupação. Pararesolver isso, o consumidor tem a liberdade de devolver o que comprou no prazo de 14 dias, sem queprecise de se justificar. Sugerimos que comunique a sua decisão ao comerciante por escrito, como, porexemplo, por e-mail. No entanto, tenha a noção de que determinadas compras, como viagens reservadasonline, produtos perecíveis, como alimentos, e artigos personalizados, como joias gravadas, podem nãoser elegíveis para devolução.
- Somente pagamento antecipado? Não, obrigado
As lojas online são livres de escolher os métodos de pagamento que oferecem. No entanto, -é importanteque informem os consumidores sobre os métodos de pagamento disponíveis antes de a encomenda serfinalizada. Lojas que oferecem apenas a modalidade do pagamento antecipado devem ser vistas comcautela. Se houver um problema com o artigo, na pior das hipóteses, o dinheiro desaparecerá e ashipóteses de recuperá-lo serão extremamente pequenas. Saiba que, de acordo com a legislaçãoeuropeia, não podem ser cobradas taxas adicionais para métodos de pagamento comuns, como cartõesde débito, cartões de crédito, débitos diretos SEPA e transferências SEPA.
- Uma arma secreta: o estorno
A Black Friday traz consigo bons negócios, mas infelizmente também ofertas duvidosas. O que muitaspessoas não sabem é que o cartão de crédito tem uma arma secreta associada. Se o consumidorescolher este meio como forma de pagamento, em alguns casos poderá cancelar o pagamento, porexemplo, se o valor for debitado duas vezes ou mesmo se tiver sido alvo de uma fraude. O primeiropasso, deve ser sempre tentar esclarecer o assunto junto do vendedor. Se a tentativa falhar, osconsumidores deverão contactar o respetivo banco para iniciar o chamado procedimento de estorno.
- Bom demais para ser verdade: cuidado com aquele casaco super barato
Já se deparou com uma loja online que promete roupas a preços inacreditavelmente baixos, com cadaitem disponível num arco-íris de cores? Essas notificações pop-up de descontos parecem segui-lo portoda a parte e insistem que essas pechinchas só estão disponíveis naquele dia ou que o produtodesaparecerá num piscar de olhos. É bem possível que esta loja pratique dropshipping, algo que élegítimo, mas que pode trazer desvantagens para os consumidores. Em geral, estes produtos sãoprovenientes do Extremo Oriente, o que pode gerar complicações, caso seja necessário devolvê-los. Poroutro lado, as normas de segurança europeias nem sempre são respeitadas, razão pela qual asmercadorias podem até ser perigosas para a saúde.
- As lojas online usam táticas de “quase esgotados” para pressioná-lo
Numerosas lojas online usam afirmações como “quase esgotado”, “outras dez pessoas têm este produtono carrinho de compras” ou “restam apenas três unidades”. Esta abordagem deliberadamentemanipuladora é conhecida como “padrões obscuros” e visa persuadir os compradores online a comprar.Mas até que ponto pode uma oferta ser boa se nem tem tempo para pensar sobre ela? Qualquer pessoaque reconheça “padrões obscuros” como estes não permite que eles a apressem a tomar uma decisão.E, se o produto estiver realmente esgotado, quem sabe se não vai encontrar um muito melhor noutrolugar.
- A calma é amiga do ambiente
Esta última dica pode parecer óbvia, mas não deve ser subestimada. A Black Friday não representaapenas bons negócios, mas também uma cultura do descartável e um aumento das emissões de gasescom efeito de estufa devido ao dióxido de carbono libertado pela entrega das encomendas online. ABlack Friday é um dia bastante sombrio para o meio ambiente. Por isso sugerimos o seguinte: Por cadaartigo que ficar em stock, ganha o ambiente e a sua carteira também.