Bispos consagram dioceses de todo o país ao Coração de Jesus, em Fátima

No próximo dia 20 de Outubro, dia em que ocorre a peregrinação nacional do Apostolado da Oração ao Santuário de Fátima, os bispos portugueses consagram as dioceses de todo o país ao Coração de Jesus.

Este é um momento histórico que acontece junto do monumento ao Coração de Jesus, próximo da Capelinha das Aparições, e em que se espera a participação de milhares de pessoas associadas ao Apostolado da Oração.

Segundo a informação que nos chegou, este ano, a peregrinação nacional ao Santuário de Fátima encerra as comemorações dos 175 anos do Apostolado da Oração, agora Rede Mundial de Oração do Papa. Este é um momento especial de devoção ao Coração de Jesus e de encontro entre associados, zeladores e demais membros do AO de todo o país.

As celebrações, que incluem o encerramento do Ano Missisonário, começam às 10h00, com a recitação do Terço Missionário na Capelinha das Aparições. Às 11h00, é celebrada a Eucaristia, na esplanada do Santuário.

Para se distinguir em Fátima como membro do Apostolado da Oração pode apresentar-se com uma t-shirt, um boné e um lenço alusivos às comemorações dos 175 anos. Está disponível também uma medalha comemorativa. Os artigos podem ser comprados num pack ou em separado. As encomendas devem ser efectuadas aqui até ao dia 25 de Setembro.

No dia anterior, 19 de Outubro, realiza-se, no Centro Pastoral de Paulo VI, um Colóquio sobre o Coração de Jesus. As inscrições devem ser efectuadas directamente através do site www.175anosao.com ou por carta.

O programa contempla intervenções de D. José Ornelas, Bispo de Setúbal; P. José Frazão, sj, Provincial dos Jesuítas em Portugal; P. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima; P. Manuel Morujão, sj, Superior da Comunidade da Faculdade de Filosofia e Apostolado da Oração; e do professor Sérgio Filipe Ribeiro Pinto, da Universidade Católica Portuguesa.

O Colóquio sobre o Coração de Jesus, a peregrinação nacional do AO e o encerramento do Ano Missionário resultam de uma organização conjunta da Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal, Conferência Episcopal Portuguesa e Santuário de Fátima.