A tour “Liga do Ambiente”, parte do Projeto “Beja Sustentabilidade Global” do Município de Beja, destacou-se neste ano lectivo de 2023-2024 ao envolver a comunidade escolar do 2.º e 3.º ciclos de ensino do concelho de Beja numa competição educativa.
Organizada pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja (EMAS), a iniciativa utilizou um “Quiz digital” como ferramenta principal para sensibilização ambiental.
O Centro de Ciência da Água (CCA) de Beja foi o palco itinerante desta iniciativa, percorrendo seis escolas e alcançando cerca de 1900 alunos através de 89 sessões de sensibilização ambiental. A grande final da “Liga do Ambiente” ocorreu durante a 40.ª Ovibeja, onde o CCA recebeu as 26 turmas finalistas da primeira fase da competição.
No 2.º ciclo, a Escola Básica de Santiago Maior foi a vencedora, enquanto no 3.º ciclo, a Escola Secundária Diogo Gouveia levou o título. Ambas as escolas serão premiadas com um workshop de pintura de um mural alusivo à biodiversidade, conduzido pelo renomado muralista Tiago Hacke.
A “Liga do Ambiente” sublinha a importância da educação ambiental, promovendo a consciencialização sobre os desafios ambientais e capacitando os alunos para tomarem decisões mais informadas e responsáveis em relação ao uso dos recursos naturais.



















