Beja registou, no primeiro semestre de 2019, uma média 23,6% de água não facturada

No primeiro semestre deste ano o concelho de Beja registou em média 23,6% de água não facturada, estando assim 6,6% abaixo da média nacional.

O valor de água não facturada no concelho de Beja, foi agora apresentado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja que desde o inicio do ano implementou de forma integrada várias acções de forma a diminuir a percentagem de água não facturada.

A Água Não Factura é uma das grandes preocupações do sector dos serviços de águas, principalmente num território onde os efeitos das alterações climáticas já se fazem sentir, torna-se decisivo implementar as melhores práticas e processos de gestão que permitam reduzir as perdas de água nos sistemas de abastecimento públicos.

De acordo com os dados agora apresentados em Beja, no 1º semestre de 2019 registou-se uma média de 23,6% de água não facturada. Esta melhoria, materializada numa redução progressiva permitiu no mês de Junho o resultado mais baixo de sempre da história da EMAS de Beja, com um valor de 12,3%.

A actual percentagem de ANF em Beja está 6,6% abaixo da média nacional que se encontra nos 30,2%, num distrito onde a média ronda os 48,7%.