InícioAlentejoBaixo AlentejoBeja recebe cabine de...

Beja recebe cabine de leitura requalificada pela Fundação MEO em 2026

A Fundação MEO vai requalificar uma cabine telefónica em Beja no âmbito do relançamento do projeto Cabines de Leitura, que entra agora num novo ciclo com mais tecnologia e um design renovado.

A Fundação MEO vai requalificar uma cabine telefónica em Beja no âmbito do relançamento do projeto Cabines de Leitura, que entra agora num novo ciclo com mais tecnologia e um design renovado. A intervenção está prevista para o primeiro trimestre de 2026 e integra um conjunto de nove cabines a requalificar em várias regiões do país.

O projeto pretende transformar antigas cabines telefónicas em microbibliotecas e espaços de proximidade cultural, promovendo a leitura, a partilha e a participação das comunidades locais.

Projeto regressa com novas funcionalidades

As novas Cabines de Leitura mantêm o objetivo de promover o acesso à cultura, integrando agora conteúdos digitais acessíveis através de QR Code, uma parede dedicada à criação de conteúdos visuais, um espaço específico para crianças e uma caixa postal para mensagens deixadas pelos utilizadores.

Segundo a Fundação MEO, a iniciativa procura preservar a memória coletiva associada às cabines telefónicas, ao mesmo tempo que cria novos usos adaptados às necessidades atuais das populações.

Beja entre as localidades abrangidas

Além de Beja, o novo ciclo do projeto vai abranger as cidades do Porto, Portimão, Fundão, Oliveira de Azeméis, Góis, Benavente, Feijó e Gouveia, depois da inauguração da cabine de Picoas, em Lisboa.

A Fundação MEO sublinha que o relançamento das Cabines de Leitura pretende reforçar o papel da cultura no quotidiano das comunidades, através da reutilização de equipamentos urbanos com novas funções sociais e educativas.

Mais notícias

Festas de Alvito decorrem de 31 de julho a 2 de agosto com música, largadas e brunch alentejano

As Festas de Alvito realizam-se entre 31 de julho e 2 de agosto, no...

Feira do Chocalho 2026 leva Fernando Daniel, Carrilhão LVSITANVS e Em Casa D’Amália a Alcáçovas

A Feira do Chocalho regressa a Alcáçovas entre os dias 24 e 26 de...

Carmina Burana encerra programa de 18 de julho do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue este sábado, 18 de julho,...

Feira de Vila Nova da Baronia (Alvito) abriu com forte adesão: “Há cada vez mais gente” (c/fotos)

A Feira Anual de Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito, abriu portas...

Prisão preventiva para um dos 11 suspeitos de tráfico de droga em Beja e Castro Verde

Um dos 11 arguidos detidos pela GNR nos concelhos de Beja e Castro Verde...

Luís Trigacheiro, Tita e Triskle no cartaz das Festas de Agosto de Redondo

As Festas de Agosto de Redondo decorrem entre 30 de julho e 2 de...

Albernoa inaugura nova Casa Mortuária após anos de espera da população

A freguesia de Albernoa, no concelho de Beja, vai inaugurar no próximo domingo, às...

Construção acelera em Portugal, mas Alentejo continua entre as regiões com os preços da habitação mais baixos

O número de fogos licenciados em Portugal atingiu, em 2025, o valor mais elevado...

EA Live Évora regressa em 2027 com Resistência e Luís Trigacheiro no cartaz

O festival EA Live Évora, que termina no sábado na cidade, regressa em dois...