A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai assinar, no sábado, 20 de dezembro, quatro protocolos de colaboração técnica e financeira para proteger e valorizar os recursos hídricos no concelho de Beja.
O pacote de acordos inclui um protocolo entre a APA, a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva e a ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva. O objetivo é avançar com a elaboração e execução do Programa Especial para as Albufeiras de Alqueva e Pedrógão (PEAAP).
Segundo o comunicado, este entendimento pretende reforçar a articulação de esforços na salvaguarda de recursos naturais. Visa também uma gestão compatível com a utilização sustentável do território das albufeiras do Alqueva e de Pedrógão.
Os outros três protocolos são assinados entre a APA e a EMAS – Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja. Enquadram-se no Plano de Ação ProRios 2030, integrado na iniciativa “Água que Une”.
As intervenções previstas incidem sobre o Barranco do Sardão. Incluem ainda uma linha de água paralela ao IP2. O terceiro foco é o Barranco do Poço dos Frangos.
O investimento global anunciado é de 225 mil euros. As ações destinam-se à reabilitação de cerca de 2,5 quilómetros de linhas de água no concelho.
Entre as metas apontadas está a redução do risco de cheias em meio urbano. O plano prevê melhorar o estado ecológico e hidromorfológico das linhas de água intervencionadas. Procura também reforçar a resiliência do território face a eventos extremos e valorizar a paisagem ribeirinha.
A sessão está marcada para as 11h00, na Câmara Municipal de Beja e contará com a presença da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.


















