Beja: Faleceu Paulo Abreu Lima, o autor da “Feira de Castro”

Paulo Abreu Lima

Faleceu esta quinta-feira, o escritor Paulo Abreu Lima.

Paulo Abreu Lima nasceu em Angola, a 23 de Novembro, mas residia em Beja há muitas décadas.

Foi autor e compositor e foi no Alentejo que encontrou paz e serenidade para compor canções simples e despretensiosas, como o próprio autor. Participou em inúmeros Festivais da Canção e para além disso tem feito vários temas para cantores consagrados como a versão portuguesa de A Thousand Years, que Sting interpretou com Mariza nos Jogos Olímpicos de 2004.

A par disto o célebre tema Feira de Castro, de Mariza, também é da sua autoria. Foi letrista também de inúmeros temas quer para Mariza, quer para Carla Pires.

A sua primeira participação no Festival da Canção foi em 2001, com o tema Da Terra À Lua, no qual foi autor, compositor e intérprete em conjunto com Lura, na 3ª semifinal. Voltou a concorrer como letrista em 2006, com o tema As Minhas Guitarras, interpretado por Cuca Roseta.

Em 2009 foi o letrista e compositor da canção Lua Sem Luar, que Nuno Norte interpretou. No ano seguinte foi o letrista responsável por Arco-Íris Dentro de Mim, que as Ouro interpretaram e em 2011 na semifinal online fez a letra para o tema Voar Alto, interpretado por Carla Pires. Em 2014 voltou a participar no Festival RTP, assinando novamente a letra de um dos temas mais fortes, Nas Asas da Sorte, interpretado por Zana.

Paulo Abreu Lima era dono de uma extraordinária sensibilidade na escrita de canções. São dele, muitos dos temas que hoje ouvimos e gostamos. Um criativo único, que deixa um enorme vazio.

Vários artistas lamentam já a sua morte, como Buba Espinho, Monda, entre outros.

Fonte: Portaldofado