A Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja, tem patente, até ao dia 06 de janeiro de 2025, a exposição “Do Silêncio à Visibilidade”, que pretende dar “voz às histórias de superação das pessoas com deficiência”.
Segundo a organização, a mostra dá a conhecer o “percurso histórico” da forma como são tratadas as pessoas com deficiência, desde o Estado Novo ao pós-25 de Abril, quando se abriu “uma nova era de liberdade e direitos fundamentais, que transformou a vida de muitas dessas pessoas e mudou a forma como a sociedade as vê”.
A exposição tem como “protagonistas” os formandos da formação profissional do Centro de Paralisia Cerebral de Beja, que foram retratados por 19 fotógrafos do distrito de Beja.
“Cada imagem reflete o compromisso destes artistas em dar visibilidade a uma causa que merece o olhar atento de todos”, explicou a organização.
As legendas das fotografias da exposição “estão disponíveis em áudio e em braille, garantindo que a mensagem de inclusão seja vívida de forma inclusiva”, acrescentou.