Beja: Entidade Regional de Turismo entregou dossier para certificar os Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo (c/fotos)

<

Na passada sexta-feira, 17 de Julho, a Sé Catedral de Beja recebeu o acto de apresentação dos Caminhos de Santiago no Baixo Alentejo.

Nesta cerimónia marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, bem como o Vogal do Turismo de Portugal, Carlos Abade, entre outras entidades locais e regionais.

Este dia ficou ainda marcado pela entrega, à Secretária de Estado do Turismo, do dossier da Certificação dos Caminhos de Santiago, sendo assim a 1ª Entidade em Portugal a fazê-lo.

Nas palavras que proferiu, Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja, salientou que os Caminhos de Santiago “são um excelente instrumento de promoção do território”, justificando que o turismo do interior “pode e deve transformar o território e ganhar novas gentes nestes novos tempos”, concluiu.

Já António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo destacou o facto de este ser “um projecto ambicioso que teve início há quatro anos e é considerado um projecto âncora” e que tanto neste tempo de pandemia, como no futuro “vai ser uma área com grande procura”, referindo que quem faz estes caminhos “é um peregrino de cultura, de gastronomia e de conhecimento”.

De salientar que após apresentação dos Caminhos de Santiago, a Secretária de Estado do Turismo visitou as obras do Parque Fluvial de Cinco Reis, projecto financiado pelo Programa Valorizar, que abre ao público no próximo dia 24 de Julho.