Terça-feira, Dezembro 6, 2022
Pub

Beja: Cerca de 4 dezenas de produtores reunidos na maior feira de vinhos do Sul

- Publicidade -
- Publicidade -

A VINIPAX abre as portas em Beja no dia 30 de setembro, sexta-feira, às 18 horas e prolonga-se pelo fim de semana até ao dia 2 de outubro, domingo, às 19 horas.

Segundo explica a autarquia, a VINIPAX é uma feira que mostra a cultura dos Vinhos do Sul, nomeadamente das regiões do Alentejo, Algarve, Península de Setúbal e Tejo.

Nesta 13ª edição do maior evento de Vinhos do Sul de Portugal, estarão presentes cerca de 4 dezenas de produtores, distribuídos pelas várias regiões, mas com destaque para o Alentejo. Para além destes produtores ainda marcarão presença o Instituto de Vinhos do Douro e do Porto, enquanto região convidada, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a Comissão Vitivinícola do Algarve, a Associação de Produtores de Vinho de Talha, a Vitifrades, o município de Vidigueira, que apresentará a Rota do Vinho de Talha, o município de Mértola que trás os vinhos deste concelho, o município de Oeiras que apresenta os Vinhos de Carcavelos, o município de Pinhel – cidade do Vinho 2022, o município de Almendralejo que dá a conhecer os vinhos desta região espanhola e o município de Ourique que irá proporcionar provas de degustação do presunto de porco alentejano com os vinhos presentes na feira.

O Presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, salienta o facto de “neste recomeço contamos com 37 expositores, que representam 60 marcas e mais de 300 referências e daremos ênfase particular aos vinhos de Beja e aos Vinhos de Talha”, sem, contudo, “deixar de transmitir uma dimensão mais ampla das excelentes ofertas de vinho de todas as regiões do país. O vinho é um dos elementos centrais da economia local, fator potenciador do turismo e ainda um dos embaixadores de excelência do concelho e da região em Portugal e no estrangeiro”.

Este ano, a VINIPAX apresenta uma renovada Loja de Vinhos, com um horário alargado, que permitirá a compra dos vinhos representados neste evento. 

Na programação da VINIPAX 2022, além das habituais provas comentadas promovidas pelos produtores presentes, a Associação dos Produtores de Vinho de Talha irão recriar uma taberna/adega tradicional com provas regulares de Vinho de Talha. Será ainda promovida a estreita ligação dos vinhos e da gastronomia, através da realização de provas de harmonização, no espaço SUL À MESA, onde assinalarão presença alguns dos chefs e restaurantes de excelência da região de Beja.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Vila Viçosa: Freguesia de Bencatel promove várias iniciativas para celebrar o Natal

A localidade de Bencatel, no concelho de Vila Viçosa, vai acolher várias atividades para celebrar a época natalícia. A Junta de Freguesia de Bencatel vai...

Beja: Autarquia celebra época natalícia com várias atividades

A Câmara Municipal de Beja volta a promover a iniciativa “É Natal em Beja” para promover e dinamizar o comércio local até ao dia...