Quinta-feira, Maio 23, 2024

Beja: Casa da Cultura recebe apresentação do livro “Manual de Construção de Cordofones – Volume I – Viola Campaniça”

- Pub -

A Casa da Cultura de Beja vai receber já amanhã, dia 23 de abril, às 18:30h, a apresentação do livro “Manual de Construção de Cordofones – Volume I – Viola Campaniça”, de José António Cardoso.

Um livro que a se dirige a todos aqueles apaixonados por estes instrumentos, músicos ou não, mas que tenham o desejo de construir a própria viola. É, assim, um manual que pretende facilitar os iniciantes, assim como o próprio autor gostaria de ter tido quando iniciou a sua atividade, segundo o município de Beja.

A autarquia refere que é “um compêndio é o corolário lógico da sua atividade como construtor de cordofone ao longo dos últimos anos, de troca de ideias com músicos e outros construtores, com especial destaque para a viola campaniça abordada no 1º volume desta obra”.

“Por outro lado, este manual, não pretende ser uma obra erudita, mas tão só um bom auxiliar para construtores que porventura queiram comparar os seus métodos de construção”, acrescenta o município.

A obra está dividida em cinco partes. A primeira será as plantas à escala real, em suporte papel. Na segunda parte, o autor dá algumas dicas na construção da viola campaniça. A terceira é a parte mais prática, denotando-se as componentes da viola por ordem cronológica para a construção. O quarto capítulo é meramente ilustrativo, mas que se poderá revelar importante na construção. Já a quinta apresenta os fornecedores de madeira que “habitualmente contactamos para adquirir as nossas madeiras”, segundo a autarquia.

José António Cardoso, nascido em 06 de fevereiro de 1961 em Ribeira de Pena, oriundo de famílias que sempre cultivaram o gosto pela música, e ainda habituado a ver o pai a executar vários trabalhos artesanais em madeira, despertou nele a curiosidade de tentar fazer algo diferente também de cariz artesanal.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

AF Beja: Final da Taça de Honra da 1ª Divisão disputa-se em Castro Verde

No Estádio Municipal 25 de Abril, em Castro Verde, será disputada a final da Taça de Honra da 1.a...