Sexta-feira, Outubro 7, 2022
Pub

Beja: Câmara lançou percurso interativo que “guia” visitantes pela história do castelo (c/fotos)

- Publicidade -
- Publicidade -

O castelo de Beja vai ter, a partir de sábado, um percurso interativo para “guiar” os visitantes pela história do monumento, que é um “símbolo” e uma “referência incontornável do património” da cidade.

O percurso, implementado na torre de menagem e no posto de turismo da cidade, situado no interior do castelo, oferece uma “experiência interativa” e “pretende ser um guia visual” sobre a história e algumas curiosidades do monumento.

O percurso, que implicou um investimento de cerca de 60.000 euros, conta a história do monumento, através de animações digitais e conteúdos didáticos e culturais, disponíveis em português, inglês e espanhol.

Todas as reproduções apresentadas no percurso “adotaram critérios rigorosos na recriação dos cenários históricos sobre o castelo”, desde os tempos mais longínquos até à atualidade, e “propõem ao visitante uma imagem plausível de como poderia ter sido o local no ano de 1400”.

Em declarações a’ODgital.pt, o presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, explicou que “este percurso interativo que está agora disponível para quem visita a Torre de Menagem vem acrescentar conhecimento técnico e científico a quem nos visita”, acrescentando que “este percurso interativo é uma perspetiva da história de Beja desde a Idade do Ferro até ao século XV e isso permite de uma forma cronológica a seguir a cidade de Beja de uma forma dinâmica, através de uma animação em 3D muito bem conseguida e, portanto, digamos que a partir de agora o castelo de Beja torna se ainda mais interessante para poder ser visitado.”

O Autarca referiu que este percurso interativo ajuda o visitante a “prolongar o tempo de visita a Beja, pois, junta-se a um conjunto de motivos para visitar em Beja, como são exemplo as várias igrejas, o núcleo visigótico, a própria, ou seja, este percurso que agora lançamos acrescenta um conjunto de elementos patrimoniais ao próprio castelo que quem seguir este este jogo interativo e estas funções interativas acaba por depois ficar com a curiosidade de eventualmente visitar outros pontos de interesse patrimoniais.

Fique de seguida com as imagens da cerimónia de lançamento deste percurso, numa reportagem de Hugo Calado e Sara Alves:

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Évora: Ritmos de Cabo Verde fizeram lotar Palácio D. Manuel (c/fotos)

O Palácio D. Manuel, em Évora, acolheu, esta quinta-feira, mais um concerto do Festival Imaterial, tendo contado com lotação esgotada. Na noite desta quinta-feira, esteve...

Baixo Alentejo: Região participa em projeto de transição para a neutralidade climática

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) foi uma das 60 entidades selecionadas para integrar um projeto europeu que pretende “moldar conjuntamente a transição...