Beja: Bagaço de azeitona na alimentação de porco Bísaro é tema de conferência

Conferencia do CEBAL

O Bagaço de azeitona na alimentação de porco Bísaro será o tema da próxima sessão do Ciclo de Conferências sobre produção animal circular promovido pelo CEBAL.

A próxima conferência decorrerá na próxima sexta-feira, dia 28 de janeiro, pelas 14h30, e terá como tema central “Valorização dos Coprodutos da Olivicultura – Projeto BISOLIVE – resultados preliminares”, com Divanildo Outor Monteiro, Professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no âmbito do Ciclo de Conferências “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal – Para uma produção animal circular”, organizado pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL).

De acordo com a informação disponibilizada, a sessão aborda novas estratégias alimentares com o uso de bagaço de azeitona na alimentação de porco Bísaro, que pretendem contribuir para a economia circular e para sustentabilidade dos setores agrícola e animal.

Nesta sessão serão apresentados os resultados preliminares do Projeto BISOLIVE que pretende valorizar os coprodutos da olivicultura pela sua utilização na alimentação do porco Bísaro, trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa de Divanildo Outor Monteiro. O bagaço de azeitona estará em destaque nesta sessão, devido ao seu potencial enquanto fonte de ácido oleico que, quando incorporado na dieta de animais, pode influenciar positivamente a qualidade da carne e ser uma alternativa às matérias-primas convencionais. Assim, com este projeto pretende-se avaliar o potencial uso do bagaço de azeitona como ingrediente na dieta dos porcos, a sua composição, o processamento e conservação, e os seus efeitos na qualidade da carne.

A sessão online poderá ser acompanhada em direto na plataforma zoom em

https://us02web.zoom.us/j/88657097758?pwd=eXJIUjhPWG5TYUlyZndmQ2huQkRHdz09 .

A sessão é aberta ao público e pretende chegar a todos os interessados no tema.