A Câmara Municipal de Beja lançou, recentemente, o concurso público para a modernizar a Zona de Acolhimento Empresarial Norte (ZAEN) para a tornar numa área de “nova geração”.
Trata-se de um investimento de mais de 15,1 milhões de euros, um dos mais expressivos de sempre do Município e que ocorre no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
De acordo com a informação disponibilizada, o projeto prevê a instalação de várias infraestruturas e equipamentos, como uma central solar fotovoltaica de sete hectares para produção de energia, um posto de abastecimento de hidrogénio e cobertura com soluções de telecomunicações 5G, o que vai contribuir para reduzir substancialmente a fatura energética das empresas beneficiárias e, a médio prazo, torná-las mais competitivas.
O concurso agora lançado tem um valor base de 15.100.000 euros, tendo financiamento garantido de 14.906.890,67 pelo PRR.
Recorde-se que a ZAEN de Beja é uma das 10 áreas empresariais que vão beneficiar de um investimento de 110 milhões de euros aprovados no âmbito do PRR para áreas de acolhimento empresarial de nova geração, graças a candidaturas apresentadas pelos respetivos municípios.