Beja: Ass. de Agricultores do Sul abre curso sobre azeite

Azeite

A ACOS – Associação de Agricultores do Sul vai iniciar, em junho, um curso sobre azeite dirigido a vários agentes do setor.

De acordo com a ACOS, a abertura deste curso tem “em conta a expressão e a influência da região do Alentejo na área do azeite e também o papel da ACOS tendente ao reforço da qualidade”.

Segundo a informação disponibilizada, o curso sobre azeite tem a duração de 50 horas e vai ocorrer nas instalações da ACOS, em Beja.

Entre os objetivos contam-se a identificação da matéria-prima com níveis de qualidade de acordo com a legislação em vigor, a aplicação adequada de processos tecnológicos tendo em conta diferentes tipos de azeite, a importância de análises físico-químicas para verificação e controlo de pontos críticos, entre outros procedimentos tendentes à capacitação do produtor ou técnico agroindustrial.

No decorrer do curso é feita uma abordagem a processos de colheita e verificação laboratorial de amostras, bem como uma prova organolética de azeite. 

Recorda-se que a ACOS é, desde há vários anos, entidade formadora certificada pela DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho em diferentes áreas de educação e formação, embora a sua oferta formativa incida, maioritariamente, na área 621 – Produção Agrícola e Animal.