Barrancos: Quinteto de Metais Alentejano apresenta “Cantigas de Animais”

Quinteto de Metais Alentejano

O Quinteto de Metais Alentejano, um ensemble de referência na sua área artística, apresenta-se esta sexta-feira, 18 de junho, às 11h, no Cineteatro de Barrancos.

O concerto “Cantigas de Animais”, de entrada livre, tem um cariz didáctico e destina-se a todas as idades.

“Cantigas de Animais” é a proposta do Quinteto de Metais Alentejano para o concerto que apresenta no Cineteatro de Barrancos, 18 de Junho, pelas 11h.

O repertório escolhido, de recorte internacional, faz justiça à vocação fronteiriça desta terra do Alentejo com um pé na Andaluzia. Quanto ao evento e ao público esperado, as ligações entre Portugal e Espanha reforçam a sua dimensão europeia.

Os “bichos” constituem o ponto em comum entre a maioria das peças seleccionadas para este singular espectáculo. Destaca-se a ligação, quase desconcertante, entre animais e sons, uma dimensão da biodiversidade – e da cultura – que poucas vezes é valorizada junto de um público não-especializado.

Recorde-se que o Quinteto de Metais Alentejano é um agrupamento de jovens intérpretes que partilham a paixão pela música e pelo Alentejo. Nascido em 2016, o ensemble tem como principal objectivo atrair novos públicos à música de câmara, levando até eles uma variedade de temas conhecidos e composições escritas para este género de agrupamento, valorizando os compositores alentejanos com encomendas de obras para a sua tipologia de formação.

O concerto insere-se na programação “Onde a Vida Acontece”, projecto co-financiado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER.