Bancos alertam para chamadas falsas sobre transferências suspeitas

A APB alerta para chamadas falsas sobre operações suspeitas e recomenda não partilhar dados, códigos ou credenciais, confirmando pelos canais oficiais.

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) alertou para a realização de chamadas fraudulentas por pessoas que “se apresentam falsamente como seus colaboradores”, tendo deixado várias recomendações.

Em comunicado, a APB refere que nestas chamadas “é alegada a existência de uma transferência suspeita ou de outra operação irregular na conta bancária do destinatário”, sendo depois solicitados dados pessoais.

Além dos dados pessoais, nestas chamadas são pedidas ainda informações bancárias, credenciais de acesso ou códigos de autenticação.

A APB alerta que em certos casos, os autores das chamadas recorrem a técnicas de ‘spoofing’ (técnica de falsificação digital)e, assim, falsificam a identificação da chamada para o número geral da associação.

A associação sublinha que não acompanha contas ou operações de particulares e não contacta clientes de bancos para a comunicação de movimentos suspeitos, tampouco “solicita dados pessoais ou bancários, credenciais de acesso ao ‘homebanking’ [banca por telefone], códigos de autenticação ou quaisquer outros elementos de segurança”.

Nesse sentido, a APB recomenda que não se forneçam informações pessoais ou bancárias ou se partilhem palavras-passe ou códigos de autenticação.

Da mesma forma, sugere o término imediato da chamada e o contacto direto junto do banco, pelos canais oficiais, “para confirmar qualquer alegada operação”, bem como a comunicação da tentativa de fraude às autoridades.

“Em caso de dúvida, deve interromper-se o contacto e confirmar sempre a informação através dos canais oficiais”, sublinha a APB.

Mais notícias

Segurança Social alerta para mensagens falsas que tentam obter dados e dinheiro

A Segurança Social alertou para a circulação de mensagens fraudulentas enviadas em nome do...

GNR alerta para burla com falso cartão bancário enviado pelo correio

A Guarda Nacional Republicana (GNR) alertou para uma burla que recorre ao correio tradicional...

GNR alerta para burlas de falsos acidentes após cinco denúncias no Alentejo em seis meses

Os distritos de Beja, Évora e Portalegre registaram cinco denúncias por burlas através da...

PJ faz buscas em Évora e Vila Viçosa em operação contra rede de burlas com oito detidos

A Polícia Judiciária realizou buscas domiciliárias nos concelhos de Évora e Vila Viçosa no...

Recebeu uma mensagem da Segurança Social com um link? Pode ser fraude

A Segurança Social alertou para a circulação de mensagens fraudulentas enviadas em seu nome,...

PJ fez buscas em Elvas numa operação que investiga 110 mil euros desviados

A Polícia Judiciária realizou buscas domiciliárias em Elvas no âmbito da operação «LOGIN», que...

Fisco suspeita de faturas falsas nas plataformas digitais e quer reforçar controlos

A administração tributária quer reforçar os controlos sobre o funcionamento das plataformas digitais, por...

Chamadas fraudulentas em nome da ANACOM aumentam: autoridade recebeu mais de 180 queixas

A ANACOM alertou para um aumento de chamadas fraudulentas feitas em seu nome, depois...

Cuidar das finanças pessoais hoje é garantir tranquilidade amanhã

Gerir contas bancárias, créditos e seguros não tem de ser complicado. Conhecer os seus...