O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, celebrado a 15 de março, é uma oportunidade de ouro para debater a importância de se reforçar a proteção dos consumidores, especialmente em áreas essenciais como a habitação e a energia. Em 2025, a crise habitacional e os elevados custos energéticos continuam a ensombrar o bem-estar das famílias que enfrentam o desafio, muito significativo, de suportar esses encargos.
O acesso a uma habitação digna tornou-se cada vez mais difícil devido ao aumento dos preços e à escassez de soluções acessíveis. Simultaneamente, a volatilidade no setor energético tem encarecido a eletricidade e o gás, tornando estas despesas um peso crescente nos orçamentos familiares.
Para responder a esta realidade, a DECO Alentejo lançou o Balcão de Habitação e Energia – BHE, um serviço essencial que apoia os consumidores na gestão das suas despesas nestas áreas. Este balcão promove a informação e capacitação dos consumidores, ajudando-os a conhecer e a defender os seus direitos, a reduzir custos e a adotar práticas mais sustentáveis.
Além disso, o serviço ajuda, igualmente, os consumidores na adesão a programas de apoio disponíveis, permitindo-lhes melhorar a eficiência energética e beneficiar de incentivos no acesso à habitação. O BHE está disponível de segunda a sexta-feira, nas instalações da DECO Alentejo, podendo os consumidores requerer apoio, também, através do contacto telefónico 266 744 564. A DECO, neste Dia Mundial dos Direitos do Consumidor reforça a premência e urgência de se desenvolverem mais iniciativas como esta, que promovam um mercado mais justo e acessível. Informação, sensibilização e apoio são ferramentas fundamentais para que os consumidores tomem decisões esclarecidas, conscientes e sustentáveis, garantindo a sua qualidade de vida, mesmo num contexto económico desafiante.