InícioDesportoBaja Portalegre 500 regressa...

Baja Portalegre 500 regressa com mais de 500 pilotos de 16 nacionalidades

A 39ª edição da bp Ultimate Baja Portalegre 500 realiza-se entre 23 e 25 de outubro e volta a reunir os melhores pilotos de todo-o-terreno nacional e internacional. A prova, organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), contará com mais de 500 pilotos e navegadores, de 16 nacionalidades, em representação de 354 equipas.

Prova integra Taças do Mundo e da Europa FIA

A Baja Portalegre 500 integra a Taça do Mundo FIA de Bajas e a Taça da Europa FIA de Bajas. Pontua também para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno de carros (FPAK) e motos (FMP). O evento é considerado o ponto alto da temporada nacional e decorre nos concelhos de Abrantes, Alter do Chão, Chamusca, Crato, Fronteira, Gavião, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

O público deverá voltar a marcar presença em força nos estradões do Alentejo e Ribatejo, acompanhando a competição desde as primeiras horas da manhã.

Três dias de competição

As verificações técnicas e administrativas decorrem a 23 de outubro. No dia seguinte, realiza-se o prólogo de 3 quilómetros e a primeira etapa, com 70 quilómetros, para carros e motos. A 25 de outubro, os pilotos enfrentam a segunda etapa.

Os automóveis percorrem dois setores seletivos, de 180 e 195 quilómetros, num total de 445 quilómetros cronometrados. As motos enfrentam um troço único de 300 quilómetros, somando 370 quilómetros competitivos. Já os concorrentes da Promo Baja e Hobby percorrem 160 quilómetros num único dia.

Recorde de equipas inscritas

A edição de 2025 regista 354 equipas inscritas, distribuídas por carros (86), SSV (72), motos (101), quads (34), Promo Baja e Hobby (36) e Mini Baja (25).

Nos automóveis, a luta pela vitória deverá centrar-se entre os cinco carros da categoria Ultimate (T1+) e os 17 veículos Challenger. João Ferreira, ao volante de um Toyota Hilux T1+ Evo, procura o seu terceiro triunfo e a liderança do campeonato. Entre os principais adversários estão Francisco Barreto, João Ramos, Luís Recuenco e Wlodzimierz Grajek.

Miguel Barbosa, vencedor da edição de 2024 com um ‘side-by-side’, volta a competir com o objetivo de repetir o feito.

António Maio procura nona vitória nas motos

Nas motos, o campeão nacional António Maio (Yamaha WR 450) soma oito vitórias na prova e é novamente um dos favoritos. Entre os principais adversários estão Martim Ventura (Honda CRF 450), Bruno Santos (Husqvarna FE 450), Sebastian Buhler (KTM 450 EXC-F) e Micael Simão (Gas Gas EC 500), atual líder do campeonato.

Jovens talentos e sustentabilidade

Nos quads, destaque para o jovem Tomás Paulo (Yamaha YFZ450R), líder do campeonato nacional, que procura a primeira vitória em Portalegre. A Mini Baja volta a reunir jovens entre os 8 e os 14 anos, divididos pelas categorias Moto, Quad e SSV.

A organização aposta novamente na sustentabilidade, aplicando um Sistema de Gestão Ambiental que visa reduzir o impacto ecológico do evento. O ACP compromete-se a cumprir as normas ambientais da FIA, FIM, FPAK e FMP, promovendo práticas responsáveis e de sensibilização junto de pilotos e público.

Mais notícias

GNR deteve 14 pessoas e registou 16 acidentes no distrito de Portalegre numa semana

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 14 pessoas em...

PSP detém seis pessoas e apreende cerca de 900 artigos contrafeitos em Portalegre

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve cinco homens e uma mulher e apreendeu...

PSP deteve nove pessoas em quatro dias em Portalegre e Elvas

A PSP deteve nove pessoas, com idades entre os 21 e os 55 anos,...

Centro de Portalegre vai ficar ligado ao campus politécnico por ciclovia

O executivo da câmara de Portalegre aprovou, por unanimidade, o lançamento do concurso público...

Construção acelera em Portugal, mas Alentejo continua entre as regiões com os preços da habitação mais baixos

O número de fogos licenciados em Portugal atingiu, em 2025, o valor mais elevado...

Pré-candidato à AF de Évora quer nova divisão, mais jogos na AFE TV e apoio aos clubes nas provas nacionais

Luís Francisco, pré-candidato à presidência da Associação de Futebol de Évora (AFE), pretende criar...

Preço das casas sobe em todo o Alentejo, mas região continua abaixo da média nacional

O preço mediano da habitação aumentou em todas as sub-regiões do Alentejo no primeiro...

Grândola: Ultra Maratona Atlântica reúne 750 atletas de 29 nacionalidades

A 21.ª edição da Ultra Maratona Atlântica e a 12.ª Corrida Atlântica, no concelho...

Portalegre: Vila histórica de Alegrete acolhe feira dedicada à gastronomia e artesanato

A vila histórica de Alegrete, no concelho de Portalegre, acolhe no fim de semana...