Aviões de guerra vão sobrevoar o Alentejo nos próximos dias, num exercício que junta 8 países

Força Aérea

A Força Aérea, através da Esquadra 301 – “Jaguares”, organiza, de 2 a 14 de maio, o exercício internacional NATO Tiger Meet (NTM2021), na Base Aérea N.º 11, em Beja.

Segundo a Força Aérea, o NTM2021 conta com a participação de oito esquadras Tiger de seis países (Portugal, Grécia, Holanda, Itália, Polónia e Suíça) e da NATO, bem como de três esquadras de voo da França e dos Estados Unidos da América, envolvendo 57 aeronaves.

O exercício anual, criado pela NATO Tiger Association, tem como objetivo promover a cooperação e interoperabilidade entre as Forças da NATO e Membros da Parceria para a Paz.

Esta é a quarta vez que a Força Aérea organiza o NTM depois das edições de 1987, 1996 e 2002. Através da Esquadra 301, no cômputo das edições, a Força Aérea foi distinguida com o troféu Silver Tiger em 1980, 1985, 2011 e na última edição, em 2019.

A Força Aérea garante que “face à pandemia COVID-19 foram estabelecidas áreas segregadas e implementadas medidas de prevenção sob recomendação da Direção-Geral da Saúde, incluindo a realização de testes antigénios semanais a todos os militares participantes, por forma a garantir um ambiente seguro para o desenvolvimento das operações aéreas.”