Avaria informática no Hospital de Évora dificulta atendimento dos doentes desde domingo

Hospital do Espírito Santo de Évora

Desde o passado domingo que o sistema informático do Hospital do Espírito Santo, de Évora, tem estado com sérios problemas de funcionamento.

Ao que ODigital.pt conseguiu apurar, o sistema informático “Alert” está desde domingo praticamente inativo, causando constrangimentos no atendimento e tratamento dos utentes desta unidade hospitalar.

Segundo conseguimos apurar, devido a este problema informático as equipas médicas não têm conseguido fazer registos seja de exames ou tratamentos, pelo que, no momento de avaliar um doente os profissionais de saúde não têm tido praticamente acesso aos registos anteriores.

Sabemos também que, devido a esta situação já foram adiados alguns atos médicos.

Apuramos ainda que na quinta-feira o sistema terá regressado, mas ainda com muitas falhas.

ODigital.pt contatou na sexta-feira de manhã o Hospital do Espírito Santo de Évora, não tendo até ao momento obtido quaisquer esclarecimentos sobre a situação.

Recordamos que o sistema “Alert”, é uma solução para informatizar a totalidade dos hospitais, tornando possível a documentação, integração e revisão de toda a informação relacionada com operações hospitalares, com registo de informação clínica em tempo real. Inclui aplicações específicas para cada ambiente clínico e assume uma abordagem multidisciplinar relativamente aos processos clínicos.