Autárquicas: Vereador Olímpio Galvão volta a liderar PS em Montemor-o-Novo

Olimpio Montemor-o-Novo

O vereador socialista na Câmara de Montemor-o-Novo (Évora) Olímpio Galvão vai repetir, pela terceira vez consecutiva, a candidatura pelo PS à presidência deste município nas eleições autárquicas de 26 de setembro, revelou hoje o próprio.

Há quatro anos, ficámos a escassos 500 votos da CDU e sinto, desse tempo para cá, que há uma grande vontade da população em mudar porque está cansada da gestão comunista”, afirmou à agência Lusa o candidato.

Olímpio Galvão, 49 anos, contabilista certificado, que exerce, no atual mandato, funções de vereador sem pelouro na Câmara de Montemor-o-Novo, encabeçou a lista dos socialistas à presidência do município nas eleições autárquicas de 2013 e de 2017.

Natural e residente em Montemor-o-Novo, o candidato, licenciado em Economia pela Universidade de Évora, é o presidente da concelhia do PS, faz parte dos órgãos sociais da Sociedade Carlista e é músico da banda filarmónica desta coletividade.

Nas declarações à Lusa, Olímpio Galvão definiu como prioridades “cativar novas empresas para se instalarem no concelho, fixar os jovens de Montemor-o-Novo e atrair mais pessoas” para o território.

O concelho tem “uma localização geográfica espetacular que não tem sido aproveitada”, sublinhou, criticando o modelo económico da gestão CDU de ter “a câmara como maior empregador do concelho e uma rede de instituições que estão dependentes de apoios do município”.

A Câmara de Montemor-o-Novo é presidida por Hortênsia Menino (CDU), que assumiu o cargo em dezembro de 2012, depois de o histórico autarca comunista Carlos Pinto de Sá ter deixado o lugar por estar impedido de se recandidatar (tendo concorrido a Évora), e foi eleita presidente do município nas autárquicas de 2013 e reeleita em 2017.

A CDU já anunciou ter escolhido o economista António Romeiras para candidato à Câmara de Montemor-o-Novo nas próximas eleições autárquicas, apresentando a atual presidente do município como cabeça-de-lista da coligação à assembleia municipal.

Além de António Romeiras pela CDU e de Olímpio Galvão pelo PS, também está na ‘corrida’ à presidência deste município António Pinto Xavier, que lidera a coligação CDS-PP/PSD.

O atual executivo municipal é composto por quatro eleitos da CDU e três do PS.

As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 26 de setembro