Autárquicas: Professora Cristina Passos é a aposta da CDU para a Câmara de Alandroal

CDU Alandroal

A professora do primeiro ciclo Cristina Passos vai ser a candidata da CDU à presidência da Câmara de Alandroal, no distrito de Évora, governada pelo PS, nas eleições autárquicas deste ano, anunciou hoje a coligação.

Em comunicado, a comissão coordenadora de Alandroal indicou que a coligação formada pelo PCP e pelo partido ecologista “Os Verdes” decidiu escolher Cristina Passos para cabeça de lista a este município.

Contactada pela agência Lusa, a candidata afirmou que, ao liderar a lista da CDU, pretende “intervir mais ativamente na melhoria do concelho”, lembrando já reside em Alandroal “há 34 anos”.

Acho que posso ajudar a melhorar as condições de vida” no concelho, pois “já vivo em Alandroal há 34 anos, já fui professora e conheço a realidade”, sublinhou.

Professora do primeiro ciclo, Cristina dos Anjos Agostinho dos Passos, de 49 anos, pós-graduada em Filosofia para crianças, leciona atualmente numa escola de Borba, também no distrito de Évora.

Militante do PCP e membro do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), a candidata é natural do concelho vizinho de Vila Viçosa, mas reside em Alandroal, onde já deu aulas.

Também já lecionou no 2.º ciclo, no ensino recorrente, no ensino especial e nos apoios educativos, integrou um projeto de Percurso Curricular Alternativo e deu formação profissional no Centro de Emprego de Évora.

Cristina Passos é o segundo nome anunciado na “corrida” à Câmara de Alandroal, depois de Domingos Matuto pela coligação PSD/CDS-PP.

A Câmara de Alandroal é presidida por João Grilo, eleito pelo PS, que cumpre o segundo mandato na presidência do município, com um intervalo de quatro anos, entre 2013 e 2017.

João Grilo foi eleito, pela primeira vez, presidente do município nas autárquicas de 2009 por um movimento de cidadãos, mas nas eleições de 2013 viu a sua recandidatura ser inviabilizada pelo Tribunal Constitucional, devido a alegadas irregularidades no processo de recolha de assinaturas.

Nas autárquicas de 2017, João Grilo voltou a conquistar a Câmara de Alandroal, mas, desta vez, a liderar a lista do PS.

No atual mandato, o PS tinha maioria relativa, mas o vereador eleito pela CDU Paulo Gonçalves assumiu funções a tempo inteiro, permitindo à gestão socialista passar a ter maioria absoluta, com três vereadores contra um da CDU e um do movimento Defesa da Integridade Territorial e Desenvolvimento de Alandroal (DITA).

As eleições autárquicas deste ano ainda não têm data marcada, mas, por lei, realizam-se em setembro ou outubro.