Autárquicas: Presidente eleito de Viana do Alentejo satisfeito com reconquista para CDU

CDU Viana do Alentejo

O presidente eleito da Câmara de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte (CDU), mostrou-se ontem satisfeito por vencer as eleições e reconquistar este município do distrito de Évora para a coligação liderada pelo PCP.

“É um orgulho recuperar Viana do Alentejo, é um orgulho recuperar o concelho” para a CDU, afirmou Luís Miguel Duarte, em declarações à agência Lusa.

A coligação PCP-PEV conquistou ao PS a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, segundo os dados do Ministério da Administração Interna (MAI).

Nas declarações à Lusa, em que era audível o som dos festejos da conquista, Luís Miguel Duarte considerou que a vitória nestas eleições são do concelho de Viana do Alentejo.

“Não fui eu, não foi a minha equipa. Foi o concelho de Viana do Alentejo” que ganhou, sublinhou, salientando que o futuro do concelho é de “confiança e de gente que vai trabalhar para a população e dar tudo o que a população merece”.

O presidente eleito disse ainda esperar “contar com todas as pessoas” do concelho de Viana do Alentejo para governar o município.

Depois da CDU, que obteve 37,36% dos votos e elegeu Luís Miguel Fialho Duarte como presidente da câmara, o segundo mais votado é o PS, com 33,03%, e o terceiro é o PSD/CDS-PP/MPT/PPM, com 26,99% dos votos.

A coligação liderada pelo PCP garantiu dois eleitos para a câmara municipal, o mesmo número que o PS, enquanto o PSD/CDS-PP/MPT/PPM alcançou um eleito.

O PS liderava a Câmara de Viana do Alentejo desde as eleições autárquicas de 2009.

Nas eleições deste domingo, estavam inscritos 4.629 eleitores neste concelho, tendo votado 65,80% (abstenção foi 34.20%). Os votos brancos foram 1,58% enquanto os nulos foram 1,05%, de acordo com os resultados provisórios do MAI.