InícioÚltimasAutárquicas: Novo autarca de...

Autárquicas: Novo autarca de Santiago do Cacém quer começar a trabalhar nas grandes obras

O presidente da Câmara de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, que tomou posse, Bruno Gonçalves Pereira, assegurou que vai inscrever no Orçamento de 2026 “as grandes obras” e comprometeu-se com um mandato centrado nas pessoas.

“Temos de lançar já o Plano Plurianual de Atividades, entrar e fazer já o Orçamento e inscrever nele tudo o que seja as grandes obras”, nomeadamente os “auditórios de Santo André e de Cercal do Alentejo, as piscinas de Santo André e os primeiros programas de recuperação de casas”, afirmou o Bruno Gonçalves Pereira.

Em declarações aos jornalistas após a cerimónia de instalação dos órgãos municipais, que se realizou no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, o presidente eleito pelo movimento STC – Somos Todos Cidadãos revelou que vai “falar com Estado central para pedir” a devolução de “alguns imóveis” para “criar casas para professores e médicos”.

“E depois [queremos] começar a desbloquear lotes e construção em mais larga escala na cidade de Santo André e vamos começar a pegar no programa e fazer risquinhos tão breve quanto possível”, acrescentou.

Bruno Gonçalves Pereira foi eleito presidente do município de Santiago do Cacém nas eleições autárquicas de 12 de outubro, com o movimento STC, apoiado pelo PS e PSD/CDS-PP, a alcançar três mandatos, a CDU (coligação PCP/PEV) três e o Chega um.

Para a Assembleia Municipal, o STC elegeu nove deputados, assim como a CDU, o Chega dois e a coligação BE/PAN e Livre um deputado único.

Já nas Assembleias de Freguesia, cujos presidentes são membros inerentes da Assembleia Municipal, a CDU conquistou cinco das nove freguesias, o movimento STC ganhou três e o PS uma.

Na cerimónia de tomada de posse, o atual presidente da Câmara de Santiago do Cacém prometeu uma descentralização de competências para as freguesias marcada “pela equidade” e um mandato centrado nas pessoas.

“Vamos tratar todas as freguesias por igual, independentemente da cor política que foi eleita, como é óbvio e vamos procurar criar também uma espécie de um órgão consultivo do presidente com todos os presidentes das juntas de freguesia para agilizar”, afirmou à agência Lusa.

Questionado sobre a forma de governação, uma vez que não alcançou a maioria na câmara municipal, Bruno Pereira disse acreditar que “quem não venceu as eleições vai deixar governar”.

“Penso que se for do interesse das populações, acho que vai haver acordo. Não temos nenhum pejo em aprovar medidas que sejam propostas pela oposição e penso que o contrário não haverá porque toda a gente está com vontade de trabalhar em conjunto”, clarificou.

Após a cerimónia da tomada de posse, foi realiza a primeira reunião de funcionamento da Assembleia Municipal de Santiago do Cacém.

Na Câmara Municipal tomaram posse o presidente Bruno Gonçalves Pereira (STC) e os vereadores Albano Pereira (CDU), Francisco Carrajola (STC), Sónia Gonçalves (CDU), Teresa Gonçalves (STC), Fábio Pereira (CDU) em substituição de Vítor Proença que renunciou ao mandato, e Cláudia Estevão do Chega, que elege pela primeira vez para o executivo.

Na constituição da mesa da Assembleia Municipal, foram eleitos por maioria Joaquín Toro (presidente), Luís Silva do Ó (1.º secretário) e Patrícia Silva (2.º secretário).

Mais notícias

Câmara de Santiago do Cacém oferece cadernos de atividades a alunos em 2026/2027

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém vai oferecer gratuitamente cadernos de fichas de...

Sismo de magnitude 3,5 sentido em Ourique, Almodôvar e Santiago do Cacém

Um sismo de magnitude 3,5 na escala de Richter foi sentido esta madrugada nos...

Associação ambientalista alerta para subavaliação de impactos ambientais de Parque Eólico

A associação ambientalista Quercus manifestou preocupação com o projeto do Parque Eólico do Sudoeste,...

Santiago do Cacém: Câmara cede habitação para alojar médicos anestesiologistas

A Câmara de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, celebrou um protocolo com...

Volta: Regresso ao Alentejo e ao Algarve propicia nova chegada ao sprint

A segunda etapa da 87.ª Volta a Portugal em bicicleta decorre hoje entre Sines...

Fiscalização da GNR termina com encerramento de restaurante em Abela (Santiago do cacém)

Um estabelecimento de restauração e bebidas situado na localidade de Abela, no concelho de...

Parque Eólico do Sudoeste: Organização contesta projeto e pede estudo dos impactos cumulativos

A RENOVAR Santiago do Cacém contesta o Parque Eólico do Sudoeste e exige uma...

Homem detido com 339 doses de cocaína e heroína em Vila Nova de Santo André

Um homem de 36 anos foi detido pela GNR por suspeita de tráfico de...

Alvalade Medieval regressa em setembro com o tema “Da Maleita à Cura”

O Alvalade Medieval regressa à vila de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém,...