Autárquicas: Ex-autarca Jorge Pulido Valente é candidato independente em Mértola

Jorge Pulido

O antigo presidente da Câmara de Mértola, Jorge Pulido Valente, de 65 anos, vai ser candidato à presidência deste município alentejano por um movimento independente nas próximas eleições autárquicas, foi hoje anunciado.

Jorge Pulido Valente foi o primeiro socialista a liderar a câmara municipal deste concelho do distrito de Beja, entre 2001 e 2008, sendo agora cabeça de lista pelo movimento “Unidos Por Mértola e Pelas Pessoas”.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o movimento revelou que a sua candidatura em Mértola terá como lema “Retomar o Rumo Certo com os Olhos no Futuro”, contando com o apoio dos partidos Nós Cidadãos e RIR – Reagir Incluir Reciclar.

O movimento anunciou também que o seu candidato à assembleia municipal será o engenheiro agrónomo e agricultor João Madeira.

Natural de Lisboa, Jorge Pulido Valente é licenciado em História e desempenha atualmente as funções de técnico superior municipal na Câmara de Mértola, onde foi presidente de 2001 a 2008.

Em setembro de 2008 suspendeu o mandato em Mértola para integrar a administração da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).

Pouco mais de um ano depois, em outubro de 2009, foi eleito presidente da Câmara de Beja, conquistando para o PS uma autarquia que era um “bastião” comunista desde 1976.

Na câmara municipal da capital de distrito acabou por cumprir apenas um mandato, uma vez que o PS perdeu as eleições de 2013 para a CDU.

Em março de 2015, Jorge Pulido Valente acabou por assumir a vice-presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), cargo que desempenhou até outubro de 2020.

O executivo da Câmara de Mértola, onde o atual presidente, o socialista Jorge Rosa, cumpre o terceiro e último mandato, é composto por três eleitos do PS e dois da CDU.

Além de Jorge Pulido Valente, estão igualmente confirmadas a candidaturas de Mário Tomé (PS) e de Luís Costa (CDU).

As eleições autárquicas deste ano estão marcadas para o dia 26 de setembro.